Há cinco anos no mercado, empresa entregou mais de 185 projetos e gerou R$ 400 milhões em ROI
Prestes a alcançar 181 zettabytes até 2025 em volume de informações na internet, frente aos 79 zettabytes de informações em 2019, segundo o site de dados Statista, a busca de empresas por dados de mercado e por medir e conectar dados internos com os do setor, também cresce. Foi pensando nisso que os quatro cofundadores criaram a Indicium, empresa de Florianópolis que impulsiona organizações a uma cultura data driven, em 2017.
Em 2023, a empresa criada a partir do investimento familiar de Isabela Blasi e liderada pelo CEO Matheus Dellagnelo, que juntos convidaram os cofundadores Daniel Avancini, Diretor de Dados, e Vitor Avancini, Diretor de Tecnologia, tem expectativa de faturar R$ 30 milhões.
Além de atender empresas nacionais, possui cerca de 40% da base de clientes nos Estados Unidos, dos segmentos de varejo, indústria, serviços financeiros, energia e logística, a Indicium atua desde a análise estratégica das necessidades das empresas, estruturação e implementação de processos e metodologias próprias de dados, ao treinamento de times que implementem e mantenham uma cultura continuamente orientada por dados.
“Percebemos que as enterprises já entenderam a relevância de usar dados e, por isso, aumentaram consideravelmente seus investimentos em soluções complexas para a área, especialmente nos últimos anos. Apesar disso, nem sempre conseguiram implementar ou deixar as soluções ativas, gerando baixo retorno no investimento” explica Isabela Blasi, cofundadora e diretora de Novos Negócios da Indicium. “Pensando nisso, direcionamos nosso negócio para atuar em toda a jornada de dados. Da estratégia à implementação, garantindo uma continuidade no desenvolvimento de uma cultura data driven”, completa.
Por meio de um diagnóstico do negócio, a Indicium constrói uma estratégia de dados customizada, acompanha, fomenta e otimiza projetos para facilitar a escala e seguimento da jornada data driven. O que inclui formar talentos, treinar e capacitar clientes em metodologias como Modern Data Stack, usada por empresas como Spotify, Uber e Aribnb. O resultado é, em apenas 6 anos, ter alcançado 20 países, realizado mais de 185 projetos e registrado um crescimento de 200% no faturamento do último ano, com mais de 400 milhões de reais em ROI para clientes desde a criação.
Capacitação
Para garantir a alta performance dos times de dados, a Indicium criou também uma frente de formação profissional na área, chamada Indicium Academy. Com certificações e formações técnicas nas áreas de engenharia de analytics e capacitação data driven para gestores, o programa já treinou mais de 200 profissionais. Outra iniciativa é o Lighthouse, programa de educação voltado para estudantes que desejam ingressar na área de dados e profissionais em transição de carreira, no qual durante seis meses eles recebem uma bolsa, enquanto aprendem e aplicam os conhecimentos. O programa já formou mais de 100 alunos.