Uma série de cursos culinários no exterior e um talento singular para desenvolver receitas próprias de bolos caseiros e artesanais. Cecília Victório é um nome que vem despontando na gastronomia brasileira, e não por acaso. Dos cafés com a família às quermesses da igreja, a chef percebeu que suas 60 receitas faziam sucesso por onde as levava e, em dezembro de 2013, decidiu apostar no empreendedorismo. Em um semestre, comemora o sucesso das vendas, inaugura franquias e entra na disputa pelo primeiro lugar.
Prestes a inaugurar outras seis unidades em São Paulo, a marca que leva o nome da criadora já foi concebida para ser a maior rede de franquias do setor. Para isso, conta com uma equipe experiente de mais seis investidores, cada qual especializado em uma área de atuação, desde administração, direito e marketing, até arquitetura. “A Bolos da Cecília já nasceu no sistema de franchising e cada investidor é um consultor experiente em um ramo do negócio. Temos um sistema bastante integrado”, explica a empresária e chef da cozinha.
Segundo a consultoria Grupo Cherto, que atua no sistema de franquias, está cada vez mais comum no Brasil a criação de empresas que já nascem no sistema de franchising. De acordo com a sócio-diretora Filomena Garcia, vale a pena enxergar as oportunidades existentes, sobretudo se os investidores são experientes e já trabalhavam com outros canais de vendas antes de conceberem um novo negócio no sistema de franchising, como é o caso da “Bolos da Cecília”.
“A vantagem de investir em uma rede nova é a oportunidade de todas as partes crescerem juntas no negócio. Neste início, o franqueado terá muito mais apoio e contato com o franqueador”, explica a consultora de franquias.
E foi justamente esse o motivo que levou o empresário Fabio Gonçalves a investir em uma franquia da “Bolos da Cecília”. Ele, que já é franqueado de outra grande rede de franquias na área de alimentação, conta que passou muito tempo pesquisando no mercado qual seria sua segunda franquia e que não teve receios de investir em uma marca que está dando seus primeiros passos.
“Quando a franquia já está consolidada é mais complicado porque tudo é imposto, você tem que fazer do jeito que eles mandam. Já nessa nova experiência que estou tendo, com a Bolos da Cecília, eu me sinto parte da criação e do desenvolvimento da rede, porque, embora os sócios já possuam um grande know how em franchising, eles estão atentos às minhas sugestões, dialogam muito, realmente estão ouvindo o que os franqueados têm a compartilhar”, diz Gonçalves, que comprou uma unidade no bairro Saúde, em São Paulo.
Outro ponto-chave para que o empresário acreditasse no negócio foi visitar todas as concorrentes e provar o produto. “Visitei cada loja como um simples cliente, avaliei meu paladar, a qualidade do produto e o atendimento. Não perguntei sobre o plano de expansão, eu quis testar a satisfação enquanto consumidor”, diz.
Para manter a qualidade artesanal dos produtos enquanto a franquia se expande, a “Bolos da Cecília” conta com um auditor que vai a todas as unidades medir a qualidade do bolo, avaliar a matéria prima e oferecer suporte. O plano de negócios também é diferenciado e o mix de produtos vem conquistando novos franqueados, como o formato 2 em 1: bolateria e cafeteria. “Dessa maneira o franqueado encontra mais oportunidade de receita, com um mix composto com produtos consumidos pelo cliente enquanto está ainda na loja”, diz Fernando Mattos, um dos sete investidores.
Em um setor já bastante explorado nos últimos anos, a “Bolos da Cecília” não teme a concorrência e começa a ganhar espaço na briga. “O boom de bolateria é um sinal de que o brasileiro está resgatando o hábito de consumo de bolos caseiros. Com o mercado aquecido, basta agora levar as peculiaridades da marca a todas as regiões do país”, afirma Mattos.
Para o segundo semestre, a previsão é inaugurar 15 franquias. Mais informações no sitewww.bolosdacecilia.com.br