Mesmo com leve retração do varejo total, setores ligados ao turismo e à diversão impulsionaram o consumo em Santa Catarina
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que, durante o período da Oktoberfest 2025 (entre 8 e 26 de outubro), maior evento alemão das Américas, patrocinado pela Cielo, o faturamento nominal do varejo físico de Santa Catarina recuou 2,8% em relação ao mesmo período de 2024. Apesar disso, setores ligados ao turismo e ao lazer apresentaram crescimento, mostrando que o evento impulsionou a movimentação econômica na região.
O destaque foi o setor de Hotéis, que registrou alta de 4,6% no estado durante a festa. Em seguida, o segmento de Bares e Restaurantes também avançou 3,0%, impulsionado pelo aumento do consumo em horários noturnos e nos finais de semana. O setor de Turismo e Transporte teve ligeira queda de 0,3%, mas apresentou resultados positivos em Balneário Camboriú, onde o faturamento cresceu 1,6%.
Na comparação entre as cidades com maior influência do evento, Balneário Camboriú (+2,9%) foi destaque positivo, enquanto Blumenau (-2,9%) e Penha (-5,5%) registraram quedas mais acentuadas. Em Super e Hipermercados, o estado apresentou retração de 3,5%, puxada por Blumenau (-6,3%), enquanto Balneário voltou a destoar positivamente (+1,6%).
Além dos resultados setoriais, os dados transacionais da Cielo revelam o perfil dos consumidores da Oktoberfest 2025. Foram mais de 425 mil transações, realizadas por 224 mil cartões distintos. O público foi majoritariamente masculino (63%), e o consumo se concentrou entre as 20h e 21h, com sábado respondendo por 41,5% do faturamento total e o maior ticket médio do evento (R$ 138,30). O crédito à vista foi a forma de pagamento preferida, responsável por 57,6% do faturamento.
Para o vice-presidente de Negócios da Cielo, Carlos Alves, o levantamento reforça o papel da empresa como um verdadeiro termômetro da economia brasileira:
“A Oktoberfest é um exemplo de como a cultura e o turismo movimentam os negócios. Nossos dados mostram que a alegria também é um motor econômico — e que o consumo ligado à experiência segue resistente em todas as regiões do país”, afirma Alves.
SOBRE O ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
COMO É CALCULADO
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do mercado de credenciamento — como variação de market share, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Esse índice não é de forma alguma a prévia de resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
ENTENDA O ÍNDICE
ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparado ao mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
ICVA Deflacionado – ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
ICVA E-commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.



