Cinco dicas para empreender após os 50 anos

*Por Marcos Freitas, palestrante, escritor best-seller e fundador do Grupo Seja AP

O empreendedorismo se tornou uma necessidade para muitas pessoas acima dos 50 anos. Afinal, a sociedade atual ainda enfrenta inúmeras dificuldades em inserir, reconhecer, valorizar e respeitar esse público.

Empreender pode aumentar a renda mensal e favorecer a qualidade de vida. Além disso, vivências, maturidade e conhecimento são diferenciais que têm o poder de alavancar o crescimento de qualquer negócio, tornando as ações mais criativas e certeiras.

Pensando nesse contexto, destaco cinco dicas fundamentais para aqueles que estão considerando implementar novas ideias no mercado depois dos 50 anos.

1. Experiência

A sua experiência vale ouro. Se continuar julgando a si mesmo por causa da idade, pode se perder no caminho. Os aprendizados em meio aos erros e acertos colocam a pessoa à frente de muitos.

2. Atualize-se

Atualmente, muito do que aprendeu no passado não funciona mais. Portanto, esteja aberto para aprender novos conteúdos e novas formas de trabalhar. Tenha em mente a importância da evolução contínua.

3. Networking

Esteja perto de pessoas diferentes de você. Desafie-se a conhecer os mais jovens, além de novas tribos e profissionais que atuam em outros segmentos. Esse tipo de contato agrega e promove crescimento pessoal e profissional.

4. Conhecimento

Dentro do seu negócio, invista em áreas que aprecia, conhece e tem experiência. A tendência de dar certo e ter mais prazer no trabalho vai facilitar o dia a dia.

5. Gestão e estratégia

Muitos empresários focam apenas no produto visando ao crescimento da empresa. No entanto, direcionar a atenção para a gestão e estratégia vai fazer com que se mantenha cada vez mais profissional quando o assunto é mercado de trabalho.

*Marcos Freitas é palestrante, escritor best-seller e fundador do Grupo Seja AP – sejaap@nbpress.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn