Depois de 15 anos trabalhando com a prestação de serviços para seguradoras, os empreendedores Adriano Silva, Luis Nascimbem e Marcelo Tort decidiram investir em um negócio próprio. Eles tinham o objetivo comum de montar uma companhia de seguros que fosse simples e acessível tanto para clientes quanto para fornecedores. Desta parceria, entre quem já acumulava experiência prática na área, foi criada a empresa de assistência 24 horas Fácil Assist, em março de 2011, com sede na cidade de São Paulo. O sócio Anderson Lagoa entrou depois e hoje administra o setor de Acionamento, Logística e Rede de Prestadores.
No ano passado, a empresa atendeu uma média mensal de mais de 4,5 mil ocorrências, totalizando 55 mil atendimentos – com uma taxa de satisfação de 98,5%. No segundo semestre de 2013, a companhia passou por uma reestruturação que, entre outras medidas, aumentou o número de prestadores de serviço e colaboradores. Atualmente, a Fácil Assist possui 100 funcionários e 25 mil prestadores de serviço que atendem em todo o País.
Apesar da maior parte do faturamento ainda vir de clientes de seguradoras, bancos e montadoras, uma das estratégias de crescimento da Fácil Assist é fornecer soluções para pessoas físicas e comerciantes de pequeno ou médio porte que não possuem seguro para situações de emergência. Para atingir este público, a empresa lançou, no segundo semestre do ano passado, o cartão Fácil D+. O cartão oferece seis tipos personalizados de cobertura – Casa, Auto, Moto, Mulher, Pet e Planejamento Familiar – e pode ser encontrado à venda na loja virtual Peela (www.peela.com.br) e em 150 pontos físicos, entre eles as redes Walmart, Livraria Saraiva e Pão de Açúcar.
Ao longo dos próximos dois anos, a empresa planeja aumentar o número de associados do produto, que ainda não conquistou muitos usuários. “O brasileiro ainda carece da cultura de compra de serviços nessa modalidade de cartão em gôndolas de supermercado, mas atualmente já temos aproximadamente 2 mil usuários do Fácil D+. Nossa meta é chegar a 5 mil cartões em 2014, e 12 mil em 2015”, afirma Adriano Silva.
Atualmente, o cartão corresponde a 4% do faturamento da empresa – que, em 2013, chegou a R$ 20 milhões e, neste ano, deve crescer 25%. A expectativa é que com o aumento da adesão ao cartão, esta parcela chegue a 15% nos próximos dois anos. O próximo passo para atingir as metas de crescimento é firmar uma parceria com postos de combustível para incrementar as vendas das modalidades Auto e Moto, por exemplo.