Como a pandemia ajudou empreendedores a tirarem projetos do papel

Conheça a história de cinco empresas que, mesmo na crise, estão prosperando
Com os desafios impostos às empresas pela crise do novo coronavírus (COVID-19), levantou a questão da sobrevivência dos negócios num cenário pós-pandemia. Porém, a capacidade de reação rápida acelera as mudanças necessárias para a continuidade das operações com o mínimo de danos possível ou a criação de novos negócios.
Pesquisa realizada pela Delloite, contou com 1.007 executivos de 662 empresas que atuam no Brasil em 32 segmentos de atividades. Ela identificou que a maioria das organizações (74%) acredita na recuperação entre 6 e 18 meses após o fim do confinamento. O levantamento ainda identificou que as respostas à crise acontecem em seis frentes prioritárias.
Após 15 meses do início do confinamento, já existem empresas que começam a dar sinais positivos de crescimento, graças às reinvenções e mudanças feitas rapidamente no início da pandemia, ou novos negócios que despontaram em mercados que surgiram da crise.
Confira:
Evolute Online
Antes da pandemia, a rede de ensino Evolute  oferecia 70 cursos de especialização e contava com 102 franquias em ascensão. Agora, oferece apenas uma modalidade online: o inglês. “Tínhamos projetos de atualização da rede, mas algo que faríamos em médio prazo” comenta Alexandre Loudrade e Vinícius de Almeida, fundadores da rede.
Três meses após a pandemia, com todas as unidades fechadas, os empreendedores viram o faturamento despencar e uma grande insatisfação dos franqueados. De 102 franqueados a rede passou a ter 92 unidades em funcionamento por conta da pandemia.
O projeto de médio prazo tornou-se a salvação da rede. Já são 16 escolas online em funcionamento e unidades em processo de atualização, a empresa oferece curso de inglês, por meio de plataforma exclusiva criada para o ensino da língua para que o aluno tenha uma aprendizagem mais rápida e fácil. Os conteúdos são interativos e mesclam atividades teóricas e práticas, animação e a possibilidade de interação ao vivo com os professores, criando uma experiência mais positiva e engajada do aluno.
Os usuários compram o material didático impresso desenvolvido pela rede e tem 384 horas de curso de inglês online, que pode ser usado em um período de 24 meses, sete dias na semana. Atualmente a empresa já conta com mais de 10 mil usuários em sua plataforma.
Grupo MM
De acordo com a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), até fevereiro deste ano, mais de 350 mil eventos deixaram de ser realizados em 2020 e não será diferente em 2021. No entanto, algumas empresas apostaram rapidamente em inovação e estão superando esse momento de crise, como o Grupo MM especializado em eventos corporativos desde a década de 90. “Sempre trabalhamos fortemente com tecnologia, no entanto, o projeto de ter eventos híbridos nasceu em março de 2020, quando vimos nosso setor afundar com a pandemia. Criamos tudo em uma semana”, conta Ana Carolina Medeiros, diretora da empresa. A empresa contabilizou 700 eventos em 2020. De janeiro a abril deste ano já foram feitos 183 eventos digitais, sendo 21 híbridos, formato que mescla o semipresencial e o online. A expectativa de faturamento é fechar 2021 em R$ 105 milhões, aproximadamente 5% maior do que o ano anterior.
Um dos novos projetos é a realização de um evento de semanas com a entrega de um kit preparado especialmente para cada dia, uma vez que as lives tradicionais já estão ultrapassadas. A sensação de experiência personalizada é decisiva para enfrentar o isolamento. A quantidade de pessoas varia conforme a empresa que solicita o serviço e pode variar de 50 a dois mil kits personalizados. Com esse novo formato a empresa planeja fechar o ano com 950 eventos realizados.
Evo Estágios
Proporcionar ao jovem a oportunidade de iniciar a carreira profissional é o sonho de muitos executivos e empreendedores, que muitas vezes encontram dificuldades no processo de contratação e recrutamento. É com foco nesse nicho que a Evo Estágios, empresa localizada em Taubaté, São Paulo, surgiu no início de 2020, como um agente de integração entre as empresas e as escolas. Atualmente já são 62 franqueados e duas unidades próprias em todo o Brasil.
Especialistas em recrutamento, seleção e gestão de contratos de estagiários, a empresa cuida de todo o processo. Após a escolha do candidato é realizado todo processo de contratação e gestão dos contratos por meio do sistema online integrado em nuvem, exclusivo da Evo Estágios. A empresa faz todo o acompanhamento do programa de estágio, desde o cálculo de férias, prazos, avaliações semestrais, termos de compromisso, rescisões, convênios, aditivos, elaboração rápida de TCEs até o controle dos relatórios, garantindo o cumprimento das exigências legais.
Os custos ficam por conta da empresa que assina um contrato de atendimento com a Evo estágios que custa, em média, R$ 150 por contratação.
Wash Woosh
A WashWoosh, empresa brasileira criada por três amigos de infância nasceu da união de três amigos que viram na crise uma oportunidade de criar um sistema inovador de higienizar as mãos. Com uma tecnologia de ponta, o aparelho, que lembra uma pia portátil de ultima geração, possui um jato pulverizador  automático que  libera uma solução antisséptica a base de clorexidina, 100 % aprovada e testada pela ANVISA, que elimina 99,9% de vírus e bactérias, o vírus da COVID-19, higienizando as mãos em 3 segundos. Sua capacidade é para 20 litros de armazenamento, possibilitando até oito mil disparos.  A máquina tem um design moderno e elegante, e ainda permite que seja personalizada de acordo com a empresa ou local em que será instalada.
Anath Brazil
Embora empreender no segmento cosmético sempre tenha sido o desejo da fundadora da Anath Brazil, Ana Caner, o negócio deslanchou no início de 2021, momento em que a PHD em psicoterapia conseguiu aliar sua agenda de atendimentos, agora online a esse novo desafio.  A empresa brasileira tem como foco cosméticos veganos de alto desempenho, o well-ageing e o amor pela biodiversidade brasileira, aliando técnicas e valores da aromaterapia.
Toda a linha de produtos é vegana e certificada pela Sociedade Brasileira de Veganismo, produzidos com matérias primas rastreadas, sem teste em animais, não levam petrolato, parabenos ou sulfatos. As embalagens são recicláveis e reutilizáveis.
De acordo com Ana, a empresa chega ao mercado brasileiro para reforçar o contexto de slow beauty que busca o consumo ético e sustentável. “Tenho como conceito unir boas alternativas na busca de equilíbrio e rejuvenescimento, com foco em uma busca pela beleza de dentro para fora”, conta.
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