Como desenvolver as soft skills dos colaboradores

Por Igor Vazzoler, fundador e CEO da Progic*

Hoje em dia tem se falado muito das “soft skills” no trabalho, sendo fundamental por parte dos colaboradores dominarem habilidades comportamentais além das  técnicas. De acordo com o InfoJobs, que ouviu profissionais de RH do país, 77,2% dos recrutadores já consideram as hard skills e soft skills igualmente determinantes em processos seletivos. Enquanto, para 20,3%, as soft skills já são mais importantes.

Ter essas habilidades e estar disposto a desenvolvê-las é uma característica muito promissora em um profissional e investir em aprimorá-las nos colaboradores pode trazer muitos benefícios para o ambiente de trabalho, a empresa e para os funcionários no geral.

Realizar treinamentos e oferecer capacitações são algumas das formas mais eficazes de desenvolver as habilidades comportamentais dos colaboradores.  Eles podem ocorrer tanto de forma online quanto de forma presencial, podendo ser direcionados a habilidades específicas, de acordo com as que os funcionários mais precisarem ou forem mais importante para o contexto da empresa.

A gamificação é outra excelente estratégia para estimular o desenvolvimento das soft skills de maneira mais lúdica e, justamente por causa disso, os colaboradores aprendem mais facilmente. Ela consiste em utilizar elementos de jogos para engajar a equipe e para provocar a reflexão e a reação dos jogadores (ou, colaboradores).

Nós, seres humanos, aprendemos quando as pessoas validam ou “criticam” nossas ações no ambiente de trabalho. Isto é, elogiar novas e boas iniciativas ou orientar melhores formas de agir/fazer as coisas em determinadas situações pode acabar estimulando o desenvolvimento e a melhoria contínua das habilidades comportamentais.

Nesse sentido, o feedback deve ser construtivo, apontando pontos fortes e possíveis áreas de melhoria. Já o reconhecimento pode ser dado por meio de prêmios (seja bônus financeiro ou prêmios em equipe), elogios e agradecimentos.

Os programas de mentoria são aqueles em que um colaborador experiente se torna mentor de um funcionário com menos conhecimento ou que acabou de entrar. Assim, o profissional mais experiente pode orientar e ensinar ao seu mentorado quais são as habilidades comportamentais mais necessárias para o sucesso no ambiente de trabalho.

Uma outra forma muito interessante de desenvolver as habilidades comportamentais dos funcionários é oferecendo informação sobre o tema por meio dos canais de comunicação interna da empresa.

Você pode enviar newsletters falando sobre a importância de determinadas habilidades no dia a dia do trabalho, das vantagens de se ter uma boa comunicação e dicas de como desenvolvê-las. Ou então colocar notícias e textos no mural, entregar panfletos e por assim vai.

Também é possível divulgar templates informativos na TV Corporativa, explicando o que é cada habilidade comportamental e dicas de como desenvolvê-la.

*Igor Gavazzi Vazzoler é o fundador e CEO da Progic, empresa líder em TV Corporativa no Brasil. Engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2007), Igor fundou a Progic (2008) e atuou na estruturação de todas as áreas da empresa, que atualmente é líder no mercado de TVs corporativas no Brasil.

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