Como encontrar a franquia certa para o seu bolso?

Felipe Valença

*Por Felipe Valença, CEO da Acqio, fintech brasileira que atua como adquirente, desenvolvendo soluções de pagamento para pequenos e médios empreendedores.  

A pandemia da COVID-19 acelerou um processo que já vinha ganhando cada vez mais força no Brasil: o de empreender por conta própria. De uma hora para outra, milhares de pessoas se viram sem emprego, mas com algum recurso para investir e tentar realizar o antigo sonho de ter o seu próprio negócio, um desafio, se pensarmos nos diversos obstáculos impostos pela burocracia no Brasil. Entretanto, o modelo de franquias pode ser uma alternativa, uma vez que o futuro franqueado passa a integrar uma empresa já estabelecida, com experiência e infraestrutura que dará suporte ao novo empresário ao longo dessa parceria.

Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelam que em 2021 o Brasil encerrou ano com 170.999 operações de franquias. Os segmentos que mais tiveram crescimento foram: casa e construção, saúde, beleza e bem-estar. Para 2022 a entidade projeta um faturamento de mais de R$200 bilhões, cerca de 9% a mais no comparativo com o ano anterior.

Antes de escolher a franquia certa para o seu bolso, os interessados devem fazer muita pesquisa. Existem franquias a partir de R$8 mil reais, ou as chamadas microfranquias, no formato home based, por exemplo. No entanto, os candidatos precisam observar alguns aspectos, antes de bater o martelo, entre eles: valor do investimento inicial, se é home based ou precisa de um ponto comercial, qual o capital de giro exigido e o tempo estimado de retorno. Isso é fundamental para entender até onde você pode ir e se o modelo escolhido se enquadra nos seus limites financeiros, para que o negócio não morra no meio do caminho.

Uma avaliação do perfil do franqueado é fundamental para, posteriormente, determinar em qual segmento ele poderá atuar. Não basta apenas escolher o modelo mais rentável ou de menor custo – se o candidato a franqueado não tiver aptidão, o famoso “tino para o negócio”, as chances de fracassar são enormes. Fazer um profundo estudo de mercado faz parte do processo, assim como conversar com franqueadores e franqueados de diferentes setores para ter um panorama de como funciona cada negócio.

Também é indicado observar a saúde da franquia. Por isso, é bom solicitar a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento onde estão todas as minúcias do negócio. Neste contrato ambas as partes, franqueado e franqueador, esclarecem e tornam claras as obrigações que cada um deve cumprir. Parta do princípio que, para uma parceria duradoura, você deve conhecer bem o seu parceiro.

Entretanto, no sistema franchising, um franqueado também tem seus deveres. Ao adquirir a franquia, ele passa a ter o direito de uso de uma marca em contrato e seus deveres também.

O franqueado deve operar o negócio de acordo com as orientações da franqueadora, se tornando responsável pela operação do negócio com foco na manutenção do uso da marca que lhe foi concedida. Ao optar por empreender através de uma franquia, o franqueado é o empreendedor que optou pela abertura de um negócio com uma marca já estabelecida, para competir e empreender no mercado de maneira segura e eficiente.

 

 

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