O Grupo Intelipost separou dicas indispensáveis para um bom desempenho em toda a cadeia logística neste Natal
A Intelipost – plataforma líder em gestão de transporte no Brasil, que tem como propósito simplificar a logística do e-commerce – separou dicas indispensáveis para que a sua loja online tenha sucesso nas entregas durante o período natalino. A data, que é uma das mais agitadas para o comércio eletrônico, pode ajudar as empresas a enxergarem os seus pontos fortes, de melhoria e até estabelecerem um planejamento para que os processos logísticos fluam corretamente, aumentando consequentemente o número de vendas.
Antes de pensar em aumento de vendas, é imprescindível fazer uma avaliação da capacidade da operação do seu e-commerce, isso facilita muito o mapeamento e análise dos dados para os próximos anos. Estar por dentro das tendências também vai te ajudar a não ficar para trás dos concorrentes. Uma pesquisa realizada pela Intelipost durante a Black Friday apresenta um comparativo dos últimos dois anos mostrando que as mudanças no perfil do público que compra online está diretamente ligada ao prazo de entrega.
“Os dados coletados durante a pesquisa trouxeram aprendizados para entender o novo momento do consumidor. Na Black Friday conquistamos uma redução no tempo de entrega em todo o país, com o prazo médio de dois dias úteis, fator muito decisivo para o cliente final decidir se fica ou não com o produto”, explica Stefan Rehm, CSO do Grupo Intelipost.
Confira abaixo, as dicas que os especialistas da Intelipost separaram para melhorar sua performance neste período:
1- Tenha estratégias e dê mais opções de frete ao seu cliente
Entregas rápidas e mais baratas são os diferenciais no varejo online. Conseguir fornecer diferentes modalidades de entrega pode garantir mais conversões em vendas. Criar campanhas estratégicas, com frete grátis a partir de determinado valor ou por produto também pode ser interessante. Além disso, contar com bons fornecedores garante que as entregas aconteçam no prazo e que você não corra o risco de ter falta de estoque, por exemplo. A dica principal é estruturar essas campanhas com regras de frete personalizadas para gerar melhores índices de recompra e melhorias na taxa de conversão em vendas.
2 – Tenha um plano de contingência nesse período
Conheça seu cliente e saiba quais produtos são os mais vendidos nesta época, isso vai evitar que você tenha grandes problemas na operação. Desta forma, também se antecipa diante de vários possíveis cenários para dar conta do volume de entregas e de possíveis trocas e devoluções.
3- Escolha boas transportadoras
Escolha com atenção a transportadora que irá trabalhar com você, pois isso irá interferir diretamente na flexibilidade das suas entregas. É interessante mapear as regiões com maior fluxo de entregas para entender como construir a rede de parcerias, seja por estratégias locais ou modalidades, como entregas em pontos de retirada conveniados, assim como planejar as rotas de entrega de maneira inteligente, garantindo velocidade e eficiência. Tenha sempre em mente que no Natal, com o aumento dos pedidos, deve-se ter atenção redobrada no que diz respeito a planejamento de rotas, coleta e entrega. Ter uma boa comunicação com as transportadoras durante a expedição dos envios, simplificando os processos e dando velocidade às entregas fará toda a diferença.
4- A tendência dos pontos de retirada
Essa é uma tendência e mudança importante na cadeia logística. A evolução do modelo de entrega em pontos de retirada tem apresentado também uma crescente entre os consumidores. Ao optar pela adoção de pontos de retirada, não apenas é possível melhorar a experiência de compra do seu cliente, mas também solucionar uma boa parte dos entraves na logística do seu negócio, como a redução da taxa de insucesso de entrega. É possível ter uma redução dos valores de frete, já que o consumidor que busca pelo item a partir do local de entrega reduz a quilometragem. Daqui para frente acreditamos que a aderência a esse modelo só tende a crescer.
5- Tecnologia e rastreabilidade
Para reduzir erros na operação, a tecnologia é uma aliada. Soluções que possam aumentar a visibilidade das operações é o ponto crucial para otimizar a cadeia logística. A tecnologia é uma aliada forte também na escalabilidade sustentável do negócio, ela é capaz de aproximar o e-commerce dos seus consumidores. Investir em um sistema que possa garantir a visibilidade em tempo real da entrega, por exemplo, é importante. Isso também auxiliará a não sobrecarregar os chamados nos canais de atendimento ao consumidor, já que grande parte desses contatos estão solicitando informações da entrega.
6- Aprenda com o passado
Aprenda com o passado e tente fazer melhor no presente e mais ainda no futuro. Para isso, faça um mapeamento daquilo que deu certo e daquilo que poderia melhorar na próxima. Antecipar os cenários, estabelecer os níveis de serviço com parceiros e fornecedores, escutar e manter um relacionamento com o público-consumidor, para garantir que ele encontre o produto que procura e que a sua entrega chegue no local certo, no momento certo.
7- Trocas e devoluções
A alta demanda prevê um aumento nas devoluções, é mais do que necessário oferecer um processo satisfatório nos casos de trocas garantindo uma boa experiência aos consumidores. Tenha um processo que facilite para o consumidor e se possível, ofereça alguma condição especial para a próxima compra. Isso impacta diretamente a imagem que ele terá em relação ao seu negócio. Por fim, tenha um bom canal de atendimento pós-venda, atue com transparência na comunicação, reforçando desta forma a boa reputação construída.
Sobre o Grupo Intelipost – Presente no mercado há oito anos, o Grupo Intelipost é o maior grupo de tecnologia logística do Brasil e é formado por três empresas, sendo elas: Intelipost – plataforma líder em gestão de transporte no Brasil que tem como propósito simplificar a logística do e-commerce -, AgileProcess – Startup de roteirização de entregas e coletas para otimização logística – e, Pegaki – plataforma que conecta rede de pontos com e-commerces, transportadores e centros de distribuição. O grupo, que atende empresas de grande e médio porte, tem como missão revolucionar a logística por meio de tecnologias inteligentes e assim, ajudar empresas a crescer no mercado.