Por David de Freitas Neto, cofundador e Enterprise Sales Executive da Zeev*
A redução de custos operacionais é um objetivo fundamental para empresas em busca de eficiência e sustentabilidade financeira. A gestão de processos pode ser uma ferramenta poderosa para atingir esse propósito. De acordo com estudo da The Conference Board, a produtividade dos brasileiros atinge 25% na média comparada aos americanos. Porém, esta diferença não diz respeito a um déficit de habilidade ou desempenho individual, e sim na tecnologia usada em cada país. A falta de processos maduros e soluções tecnológicas de qualidade acarretam em baixa produtividade e custos elevados.
Com a aplicação de estratégias adequadas, é possível alcançar um aumento significativo na eficiência operacional e produtividade. Nesse sentido, a área de Tecnologia da Informação (TI) pode contribuir significativamente. Dentre essas estratégias destaca-se a utilização de softwares com tecnologia low-code para automatização de processos, ferramenta indispensável tanto para a TI quanto para a área de negócio, já que sua utilização permite uma verdadeira revolução na automatização e gestão de processos,
Empresas que adotaram a tecnologia low-code fornecida pela Zeev foram capazes de automatizar 140 processos em apenas dois meses e tiveram 77% de redução no tempo de processos importantes da empresa com a ferramenta. O Zeev permite a criação de workflows automatizados que geram o aumento da produtividade e eficiência, além da redução de despesas operacionais. Ademais, destaca-se o ROI em automatização de processos com low-code. O Banco Bmg, cliente Zeev, obteve 7x o ROI do investimento na implementação da ferramenta.
A automatização de processos permite o desenvolvimento de diversas práticas que ajudam a melhorar o desempenho dos negócios, facilitando o processo de encontrar e eliminar erros, aprimorar o fluxo de trabalho e, claro, ajudando a poupar custos.
A diminuição de custos operacionais com o auxílio da TI desempenha um papel fundamental na melhoria dos processos, trazendo benefícios para as empresas, simplificando e melhorando a eficiência das execuções empresariais. A automação continua sendo uma tendência predominante em diversos setores, por isso é essencial explorar as oportunidades oferecidas pela TI, e por consequência alcançar ganhos expressivos.
*Com 25 anos de experiência em TI e Processos, David de Freitas Neto é Co-founder e Enterprise Sales Executive na Zeev. Ele possui pós-graduação em IA pela I2A2, além de Gestão de Projetos, extensão em Estratégia Negócios e CA Certificado CBPP. Neto já atuou em projetos de diversos portes, em clientes de diversos segmentos, como Citi, Bradesco, Itaú, Santander, Atento, BMG, Brasilprev, Unimed, Banco de Tokyo-Mitsubishi, Interfile, Cadburry Adams / Kraft, Unimed, Chubb, Avis, JHSF, Orizon, Secretaria da Fazenda, Tokio Marine, entre muitos outros.