Como ser uma pequena empresa com alto crescimento

A Teltec Solutions é uma das pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil, como apontou pesquisa realizada pela consultoria Deloitte em parceria com a revista Exame. A empresa, com sede em Florianópolis e filiais em Brasília, Recife e São Paulo (capital), figura pela primeira vez no ranking e ocupa a 58ª posição. A pesquisa levou em conta a expansão da empresa entre os anos de 2012 e 2014. Nesse período, a Teltec cresceu 86,80%, saltando de uma receita líquida de R$ 36,8 milhões em 2012 para R$ 68,7 milhões no ano passado.

Entre as PMEs do Sul, a Teltec figura entre as 10 que mais cresceram e é a que tem o maior faturamento entre as três primeiras de Santa Catarina no ranking. Para Diego Brites, diretor geral da empresa, o crescimento é fruto da visão estratégica, impulsionado por cinco pilares principais que são a essência da Teltec. “Apostamos no desenvolvimento das pessoas, no aperfeiçoamento dos processos, investimos em tecnologia e em inovação e, principalmente, criamos uma cultura organizacional voltada a resultados, colaborativa e meritocrática”, destaca.

Segundo ele, os esforços para um atendimento de excelência ao cliente são fundamentais para crescer com qualidade e sustentabilidade, o que explica  a escalada da receita nos últimos anos. O foco em inovação, um dos destaques do levantamento, guia o desenvolvimento da empresa. “Trabalhamos de forma orientada para c riar soluções com foco no resultado dos nossos clientes, o que motivou a criação de uma célula para automação de processos inovadores”, destaca Brites.

Há mais de duas décadas no ramo da tecnologia em Santa Catarina, a integradora atua em verticais de negócios focadas em áreas como Saúde e Educação e hoje conta com mais de 80 colaboradores. O desafio agora é manter o crescimento constante, mesmo em momentos de instabilidade. “Vamos continuar firmes investindo no desenvolvimento dos nossos colaboradores e em inovação para capturar as transições de mercado apesar do momento difícil que o nosso país está atravessando. Para isso contamos com parceiros como a Cisco, Amazon e HP para continuar a oferecer integrações diferenciadas, soluções customizadas, além de orientação e suporte qualificado aos nossos clientes”, comenta.

Atuação comercial verticalizada é reconhecida pela ADVB/SC – Verticalizar a atuação da empresa favoreceu o crescimento acelerado e sustentável da Teltec. O case da integradora foi o único de TI a vencer o Prêmio Top de Marketing e Vendas 2015, promovido pela Associação de Dirigentes de Vendas do Brasil, regional Santa Catarina (ADVB/SC), que reconhece empresas que geraram resultados e satisfação no relacionamento com seus públicos.

Por conta da verticalização, a Teltec passou a visualizar novos mercados e, assim, ampliou ainda mais o próprio conceito de verticalização. “Ao definir a criação das verticais educação, justiça e saúde, apostamos no objetivo de aumentar o conhecimento sobre o negócio do cliente e, assim, poder transformar as soluções de TI em resultados para as organizações”, explica o diretor geral da empresa, Diego Brites Ramos.

A premiação, segundo ele, reforça a importância de se reinventar para superar os cenários instáveis do mercado. “Apostamos na união de conhecimento técnico com a necessidade dos segmentos que atuamos e criamos uma nova plataforma de crescimento para a Teltec, que superou as metas estabelecidas no Planejamento Estratégico, antes mesmo do horizonte definido”, comemora.

Para aprofundar o conhecimento no negócio do cliente, a Teltec contratou um mestre e um  outor, professores universitários, para compor o time de Educação; um consultor jurídico, ex-diretor de TI de um Tribunal, para o time de Justiça; e um enfermeiro, especialista em Neurologia Clínica Intensiva, Urgência e Emergência e Metodologia do Ensino, para o time de Saúde. “A troca de informações entre os profissionais integrou as soluções e as necessidades e a empresa passou a falar a mesma língua dos clientes. Passamos a oferecer conectividade móvel para os alunos das universidades em vez de roteadores e access points; controle e segurança da rede, em vez de firewalls; e a possibilidade de integração da equipe de médicos em cirurgias, em vez de monitores, câmeras, suportes e equipamentos médicos”, complementa.

Os reflexos da estratégia resultaram também na criação da Célula de Inovação da Teltec, com o objetivo de guiar a atuação da empresa como criadora de soluções orientadas aos resultados de negócios dos clientes.

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