Como um processo seletivo gamificado pode auxiliar na contratação de estagiários e trainees?

Por Denise Asnis, sócia fundadora da Taqe*

A tendência da gamificação vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo, em especial quando se trata de processos para a contratação de estagiários e trainees para as organizações.

Esses jogos corporativos são muito úteis para avaliar o perfil dos candidatos a uma vaga. Além disso, empresas que os utilizam contam com uma ótima ferramenta para o fortalecimento da marca e para tornar as etapas de seleção mais dinâmicas.A eficácia da gamificação vai além do recrutamento e seleção, sendo um investimento estratégico para o negócio.

Quais os benefícios da gamificação no processo de contratação?

Quando o RH cria uma experiência interativa e imersiva para os candidatos por meio da gamificação, eles podem identificar posturas e habilidades que não seriam comprovadas com certificados.

Assim, a metodologia ajuda a testar as competências dos profissionais por meio dos desafios propostos. Também é possível analisar os resultados com base nos dados oferecidos por plataformas de gamificação.

Aqui estão as principais vantagens de um processo gamificado para a contratação de estagiários e trainees:

1. Processo mais dinâmico e autêntico

Aliar a gamificação a métodos tradicionais que já funcionam para sua empresa pode trazer ótimos resultados ao seu recrutamento. Além disso, essa é uma forma de tornar o processo de triagem mais divertido, espontâneo e dinâmico, reduzindo os índices de desistência dos candidatos.

Outro ponto importante é que os candidatos conseguem entender com mais facilidade como a empresa funciona, desde o primeiro contato com o processo, o que pode fazer com que se sintam ainda mais motivados a ingressar.

2. Aumenta o engajamento

Quanto mais engajado o profissional estiver no processo seletivo, mais vontade ele terá de trabalhar em sua empresa e participar de inovações e melhorias. Em um processo gamificado leve e bem desenvolvido, o candidato sente vontade de dar o máximo de si, o que aumenta as chances de o RH encontrar a pessoa certa para a vaga certa.

3. Coleta de dados objetivos 

Processos gamificados normalmente são realizados com o auxílio da tecnologia. Com os dados objetivos e detalhados coletados dos usuários por meio de inteligência artificial, a tomada de decisão é mais eficaz, otimizando o recrutamento em sua empresa.

4. Economia de tempo

Usar a gamificação para testar a capacidade dos candidatos é uma ótima forma de economizar tempo e dinheiro para sua empresa. É possível substituir processos longos e custosos por jogos para identificar o candidato que escreve melhor, por exemplo.

5. Fortalecimento da marca empregadora

A gamificação em processos seletivos está em ascensão. Quando uma empresa implementa esse conceito, demonstra que está atenta às tendências e que acompanha o mercado de trabalho.

Para atrair os melhores candidatos, as empresas precisam demonstrar que estão atentas às tendências e necessidades dos colaboradores, que investem em capital humano e estão em constante evolução. Assim, sua marca empregadora cresce e é fortalecida.

*Denise Asnis é sócia fundadora da Taqe, plataforma de recrutamento e seleção digital para vagas de emprego e cursos. Ela é casada, tem dois filhos e profissional com mais de 30 anos de experiência na área de RH. Atuou em empresas de ponta, no que se refere à gestão de pessoas, sustentabilidade e educação corporativa, como Natura, BankBoston, Citibank e Banco Crefisul. Denise tem como missão gerar oportunidades para todos – possibilitando que jovens de baixa renda, possam ter acesso ao autoconhecimento, desenvolvimento e busca de emprego de acordo com seu perfil pessoal e profissional.

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