Crédito para energia renovável é ponto chave na redução de custos

Transição para uma matriz energética mais limpa traz benefícios ao meio ambiente e à economia das empresas

A transição para fontes de energia renovável não é apenas uma prioridade ambiental, mas também uma oportunidade financeira estratégica para as empresas. Com diversas opções de financiamento e crédito disponíveis, companhias de todos os tamanhos podem investir em energia limpa, reduzindo custos operacionais e contribuindo para um futuro mais sustentável.

No Brasil, há uma ampla oferta de crédito no mercado de capitais. Atualmente, a principal fonte de financiamento da modalidade vem de instituições que oferecem linhas subsidiadas, tais como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica Federal, que oferecem linhas de crédito específicas para energia renovável, porém, em volume ainda pequeno perto do tamanho desse mercado.

De acordo com Rodrigo Negrini (foto em destaque), fundador da Soul Capital, empresa que colabora na estratégia financeira de companhias, auxiliando a otimizar recursos e buscar as soluções adequadas para cada projeto, o financiamento de projetos de energia renovável oferece inúmeras vantagens. “Além de reduzir significativamente os custos com energia elétrica, existe a possibilidade de vender o excedente de energia produzida, gerando uma nova fonte de receita para a empresa”, revela.

É possível, também, contratar uma empresa especializada no segmento de energia para montar e operar um projeto, como uma usina de energia solar, por exemplo. Dessa maneira, a companhia fornecerá energia com descontos sem precisar financiar sua construção, uma vez que os meios de financiamento estarão também disponíveis ao operador.

Desafios e oportunidades
Apesar das inúmeras vantagens, o financiamento de energia renovável ainda enfrenta desafios. “Há uma necessidade de maior conscientização sobre as opções de crédito disponíveis e de ajustes regulatórios para facilitar o acesso a esses recursos. No entanto, a crescente demanda por energia sustentável, estimula a criação de fundos privados para financiamento de projetos renováveis, apontando para um cenário promissor”, pontua.

Para Negrini, investir em fontes de energia renovável contribui para um ambiente mais sustentável e fortalece a imagem de empresas perante consumidores, que são cada vez mais conscientes sobre questões ambientais. “A adoção dessas práticas pode abrir novas oportunidades de negócios e parcerias, fortalecendo a posição competitiva da marca no mercado”.

O especialista acredita que o crédito para energia renovável surge como uma solução financeira vantajosa para diversas empresas, permitindo a redução de custos operacionais e a geração de novas receitas. “Com o apoio de instituições financeiras e políticas públicas favoráveis, a transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável se torna cada vez mais acessível e viável, beneficiando o meio ambiente e a economia das companhias”, finaliza.

Sobre Rodrigo Negrini
Graduado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP, e com MBA pela Columbia University, de Nova York (EUA), Rodrigo obteve o título após dois anos de estudos e ampla vivência no exterior, o que desde cedo agregou características relevantes de liderança e conhecimento ao seu perfil. Atuou por 14 anos como consultor de estratégia e gestão em grandes empresas de consultoria como Bain & Co. e Gradus Consultoria de Gestão, atuando em fusões e aquisições, integração pós-fusão, redução de custos e despesas e estratégias de crescimento. Também atuou no Banco Rodobens e nos últimos quatro anos, foi sócio de uma boutique especializada em fusões, aquisições, levantamento de capital e reestruturações.

Facebook
Twitter
LinkedIn