Pela primeira vez em quatro anos, o número de mulheres interessadas em abrir uma franquia é maior que o de homens. É o que constatou o levantamento feito pela Franchise Store, primeira loja de franquias do Brasil, que mostrou o cenário de quem quer ingressar neste segmento. Comparando o primeiro e o segundo trimestre deste ano, o índice de mulheres saltou de 39% para 58%. Já os homens passaram a ser minoria quando o número de interessados caiu de 61% para 42%.
“Acredito que a tendência é que as mulheres tenham cada vez mais a franquia como opção de negócio, já que, em função da entrada no mercado de trabalho, elas começaram a assumir posições cada vez maiores. Além disso, as mulheres preferem delimitar qual o tamanho do risco que querem correr e o sistema franchising oferece um risco menor por já ser um modelo traçado e pelas histórias de sucesso”, avalia Filomena Garcia, sócia-diretora da empresa.
Mais jovens
Outro perfil que vem crescendo é dos jovens, que estão, cada vez mais cedo, querendo ingressar no segmento franchising. Enquanto em 2011, as pessoas entre 21 e 30 anos representavam 37% dos interessados, no segundo trimestre de 2012 esse número cresceu para 47%. Por outro lado, os empreendedores entre 31 e 40 anos, que representavam 40% desse índice, caíram para 35%.
Para Filomena, as características comuns da Geração Y, que objetiva retorno rápido. explicam essa mudança. “As carreiras tradicionais não despertam interesse e ter seu próprio negócio facilita e acelera todo o processo de fazer algo relevante. Com as franquias, os jovens encontram uma forma de incrementar seu potencial de desenvolvimento”, explica.
Pesquisa
A região de origem com maior número de interessados continua sendo a Sudeste: 57%. Com 35%, o segmento de alimentação também continua atraindo o maior número de interessados.
A pesquisa da Franchising Store é feita com base nos dados que recebem diariamente de pessoas interessadas em abrir uma franquia: em torno de 1,5 mil por mês. Esse número vem crescendo em torno de 10% a cada ano.