Nada de fachada personalizada, salões com modernos projetos de arquitetura ou equipe de garçons afiada. As dark kitchens, aquelas “cozinhas fantasmas” que não possuem atendimento ao público, surgiram com a nova era dos apps de delivery e vêm conquistando uma clientela cada vez maior no mundo digital. E a chegada da pandemia fez com que elas ganhassem ainda mais força no mercado e provassem que vieram para ficar.
De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), o ritmo de crescimento/faturamento no número de pedidos via aplicativos de delivery é de R$1 bilhão a cada ano, um crescimento superior a 12%. E foi de olho nesse mercado em expansão que o carioca Samir Almeida decidiu apostar todas as suas fichas após superar uma falência no setor imobiliário, em 2015. Sem perspectiva de empreender novamente no segmento, por conta de uma grande crise que se estendeu por todo o estado do Rio de Janeiro, Almeida decidiu colocar a mão na massa e vender pastel por um aplicativo de delivery, em 2015. O “Rei do Pastel” começou de forma tímida e amadora, na cozinha da sua casa, na Zona Norte do Rio, com um faturamento de nove mil reais.
Um ano depois, com o “boom” no mercado de hambúrgueres artesanais na cidade, o empreendedor decidiu mudar drasticamente de estratégia e apostar no delivery desse produto de fácil aceitação. Com investimento inicial de mil reais, na compra de uma chapa e uma fritadeira usada, o carioca deu início à operação da Hamburgueria Bob Beef, que hoje conta com três dark kitchens no Rio de Janeiro, e faturamento mensal de R$ 550 mil.
Em 2016, o carioca conseguiu alugar o seu primeiro espaço para uma cozinha profissional, no Méier, na Zona Norte. Em 2018, o carioca testou um formato de cozinha híbrida – que funcionava como ponto físico e delivery no Grajaú, também na Zona Norte do Rio. A unidade contava com nove funcionários e doze entregadores. Mas a operação física amargou, fechando a unidade pouco tempo depois para o público e mantendo apenas o sistema de entregas do Méier.
“Era muito difícil conciliar a operação do salão com o delivery, porque elas possuíam logísticas totalmente diferentes. A equipe sempre acabava priorizando o pedido do cliente que estava sentado no salão em detrimento das entrega e isso atrasava demais as nossas entregas. E ninguém quer pedir um delivery demorado, né? Então para simplificar o nosso negócio, diminuir os custos e fazer as vendas girarem mais rápido, decidimos investir somente nas dark kitchens a partir dali”, conta Samir.
Com a inclusão do seu irmão, Mathias Almeida, no time de gestão da hamburgueria, o negócio decolou e se tornou uma referência de lanches rápidos e de alta qualidade em apps de entrega no Rio de Janeiro. E foi com essa estratégia em mente que, em 2018, a Hamburgueria Bob Beef ganhou sua primeira filial na Zona Sul do Rio de Janeiro, em Botafogo, o que ocasionou um crescimento ainda mais acelerado do negócio, indo de um faturamento mensal de R$ 150 mil mensal da rede para um de R$ 450 mil. Em outubro de 2020, a marca carioca inaugurou sua primeira cozinha fantasma no Recreio, Zona Norte do Rio de Janeiro. O que elevou o faturamento da rede para R$ 550 mil, chegando a mais de sete mil pedidos por mês. Neste mês de novembro a rede ainda planeja a abertura de uma unidade no Leblon, Zona Sul da cidade e a inauguração de outra no Centro do Rio, para março de 2021, chegando a um faturamento de R$ 900 mil e mais de 10 mil pedidos
“Nunca imaginei que aquela minha pequena aventura na cozinha, para superar uma falência, poderia se tornar uma rede com três unidades espalhadas pelo Rio de Janeiro. Quando eu disse para algumas pessoas que investiria em um negócio apenas de delivery, me chamaram de maluco. Mas hoje, no atual cenário, esse conceito manteve a minha empresa no azul no meio de uma grande crise e ainda acelerou meu crescimento no mercado”, conta o empresário por trás da Hamburgueria Bob Beef.
Com planos audaciosos de expansão pela cidade para os próximos meses, a hamburgueria investiu em um novo visual para esse segundo semestre de 2020. Inspirada na Cidade Maravilhosa da década de 60, a nova marca, assinada pelo artista paulista, Victor Tognollo, do Estúdio Itálico, exalta o orgulho de ser carioca. Já no cardápio, o grande destaque é o alto padrão de qualidade dos produtos em um sistema de entregas. Todas as receitas, dos aperitivos aos molhos artesanais, foram desenvolvidas pelo chef da rede, o carioca Pablo Lamar. Já as carnes bovinas, que recheiam os burgers, são todas de costela premium Nas sobremesas, a cremosidade da Kunthy Gelato serve de base para milkshakes e outras guloseimas. São mais de 13 sabores de hambúrgueres artesanais disponíveis no app da marca (Bob Beef Artesanal) ou por pedidos pelo Ifood.
Serviço Hamburgueria Bob Beef:
Unidades: Méier, Botafogo e Recreio
Pedidos: Ifood ou Aplicativo Bob Beeef Artesanal.