De pizzaria a posto de gasolina, quais são as ideias de negócios mais procuradas

Busca Semrush fintech

Estudo feito pela Semrush – plataforma de gerenciamento de visibilidade online – lista os 10 empreendimentos  preferidos daqueles que desejam abrir uma empresa no país

 

Não é de hoje que muitos brasileiros sonham em abrir o próprio negócio. Seja para completar a renda, ter uma fonte salarial maior ou apenas para comandar e ser dono do seu trabalho, o número de interessados pelo empreendedorismo cresce cada vez mais. De acordo com dados da Semrush – plataforma de gerenciamento de visibilidade online -, de junho de 2018 a março de 2022, as buscas na internet pelos termos “ideias de abrir um negócio” e “montar um plano de negócio”, crescem mais de 1000%.

 

E os números não param por aí. Em março deste ano, a procura pela sigla referente às pequenas e médias empresas, “PME”, dobrou em relação a junho de 2018. Com o crescimento do mercado digital, o termo “PME online” ganhou destaque, com um aumento de 816.17%

 

Apesar da grande vontade da população em abrir uma empresa, a falta de dinheiro é um dos maiores empecilhos dos sonhadores de plantão. A frase “quero abrir um negócio e não tenho dinheiro” foi pesquisada 1.600 vezes em março, um número 841.2% menor do que há quatro anos. No mesmo período, as buscas por “empréstimo para abrir um negócio” subiram 125%.

Empreendimentos

 

Há uma preferência nas buscas por empreendimentos. De acordo com a Semrush, as empresas relacionadas a alimentos e bebidas são as queridinhas dos brasileiros e compõem a maior parte das pesquisas. A seguir, é possível conferir o ranking dos 10 tipos de negócios mais buscados na internet:

 

  1. Pizzaria – 27.8%
  2. Bar – 17.9%
  3. Restaurante – 10.5%
  4. Academia – 9.1%
  5. Farmácia – 6.9%
  6. Açougue – 6.5%
  7. Lava Jato– 5.8%
  8. Padaria – 5.5%
  9. Sorveteria – 5.1%
  10. Posto de gasolina– 5.0%

 

 

 

Apesar de não configurarem no nicho de empresas mais procuradas pelo público, alguns outros termos bastante pesquisados foram: “abrir banco”, que teve um aumento de 366.7%, e “abrir fintech” (+200%).

 

“Podemos observar que o desejo dos brasileiros em abrir um negócio é maior do que a ideia do empreendimento em si. As buscas online comprovam isso. Tendo dinheiro ou não, a população está procurando formas diferentes de como tirar esse sonho do papel”, conta Erich Casagrande, Marketing Manager Lead da Semrush no Brasil( foto em destaque).

 

De olho nesses novos empreendedores, a Semrush lançou, recentemente, duas novas ferramentas ao seu portfólio: a Listing Management e a Content Outline Builder. Os recursos prometem ajudar as PMEs a aumentarem sua presença no mercado digital e construir análises hiperlocais, conquistando, assim, novos clientes.

 

“Entendemos que não são poucos os desafios que as Pequenas e Médias Empresas enfrentam para serem competitivas. Há muito trabalho por trás disso tudo. Nossa ideia é criar ferramentas digitais que facilitem esse trabalho e ajudem na inclusão das marcas no mercado online – possibilitando maior visibilidade”, conclui Erich.

Sobre a Semrush

 

A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas de todo o mundo executem otimização de mecanismos de pesquisa, pay-per-click, conteúdo, mídia social e campanhas competitivas para obter resultados mensuráveis de marketing online. A companhia oferece insights e soluções para que as empresas criem, gerenciem e avaliem campanhas em vários canais de marketing.

 

Com mais de 87.000 clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e possui escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, São Petersburgo, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn