De acordo com a Pesquisa de Desempenho Setorial da Associação Brasileira de Franchising (ABF) do 1º trimestre, o setor de franquias foi impactado diretamente pelas medidas de distanciamento social e o fechamento dos shoppings, reflexos econômicos e sociais causados pela pandemia de Covid-19. O maior segmento do franchising brasileiro, o de alimentação, registrou uma queda no faturamento no trimestre de -1,6%. No entanto, o estudo identificou que o setor reagiu rapidamente. Dentre as principais ações já adotadas (índice superior a 70%) estão serviços online, orientações e treinamentos sobre Covid-19, delivery, e-commerce e promoções. Entre os exemplos de redes que se readequaram ao período está a franquia de restaurantes casual dining, Detroit Steakhouse.
Criação de manuais de higiene (para a equipe interna, entregadores e clientes), treinamentos sobre as recomendações das autoridades, canal para tirar dúvidas de franqueados e clientes, suspensão de cobrança de royalties e taxa de propagandas dos franqueados, ampliação dos canais de venda, cardápio digital que pode ser acessado pelo celular do cliente e em breve será possível realizar pedidos pelo mesmo, promoções, além da implementação do “Family Combos”, serão entregues opções de combos com preços atraentes para a família, “Detroit at Home”, no qual os consumidores podem comprar kits para finalizar refeições completas em casa, com o sabor da marca e o “Detroit Market”, no qual é possível receber os molhos, temperos e hortifruti dos restaurantes na residência, foram algumas das medidas adotadas pela empresa.
Com a reabertura gradual do comércio pelo país, o diretor da Detroit Steakhouse, Fábio Marques Jr, comenta que as mudanças fizeram a empresa se reformular, “estamos criando um novo negócio para atender o novo normal. Continuaremos recebendo os clientes nos nossos restaurantes com toda experiência de um casual dining americano e seguindo as normas de segurança, mas também vamos atender estes em casa seja pelo delivery, ‘Detroit at Home’ ou com o ‘Detroit Market’”, diz. O executivo também estima que a rede investiu até agora R$ 1,5 milhão em adequações para reabrir as unidades, seguindo as recomendações das autoridades locais.