Dia do empreendedor: a liderança feminina começa a surgir

empreendedorismo feminino
O meio que era comandado por homens, agora recebe as mulheres para levar a diferença
Nesta quinta-feira (5) é celebrado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, também conhecido como Dia do Empreendedor. O ramo, que apresenta alta no país desde 2020, por conta da pandemia, período onde as pessoas se viam na necessidade de se reinventar para fazer uma renda extra, também serviu como uma nova oportunidade para as mulheres. De acordo com dados divulgados pelo LinkedIn, a plataforma voltada para negócios, a quantidade de mulheres que começaram a empreender desde a covid-19 cresceu globalmente, já no Brasil, a porcentagem das mulheres que abriram seu próprio negócio aumentou em 41% em 2020, 22% maior em relação aos homens que começaram a empreender durante a pandemia.
Gabriella Carvalho, fundadora da Gaby Hair, uma empresa especializada na venda de mega hair e serviços voltados à beleza, afirma que o seu negócio começou em 2016 mas foi durante a pandemia que alavancou. Em 2021, Gabriella inaugurou o Instituto Gaby Hair, ensinando mais de 50 alunos a realizar serviços relacionados às técnicas de extensão de cabelo.
Os dados divulgados pelo LinkedIn também apontam que a representação da liderança feminina no Brasil é de 27%, a porcentagem coloca o país no 27° lugar no ranking dos país citados pela pesquisa. A posição ocorre pelo constante desafio que diversas mulheres enfrentam em suas carreiras, precisando conciliar o trabalho com a rotina de casa, filhos e casamento, ser dona do seu próprio negócio traz uma flexibilidade maior, sendo o alvo que muitas procuram.
Rita Ventura, dentista e especialista em harmonização facial, se viu com a necessidade de abrir um novo negócio, em agosto de 2021, para aumentar a sua autonomia, e assim nasceu o seu novo consultório. “Fiz o meu novo espaço na Vila da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, para ser um local bem acessível aos meus pacientes, lá eu faço diversos tipos de procedimentos, entre os de beleza, como preenchimentos labiais, e os de saúde, como a aplicação de facetas de resina. É importante ter o meu próprio negócio para me dar um pouco mais de liberdade, o que eu não teria em qualquer outro lugar, sendo minha própria chefe consigo arranjar mais tempo para a minha família e priorizar o que realmente é importante para mim”, afirma.
Com o investimento de 200 reais, Gaby começou a vender mechas de cabelo humano, indo nas estações de metrô e pontos de ônibus na cidade para fazer as entregas dos produtos, mesmo estando grávida. Ela afirma que iniciou o seu negócio em agosto de 2016 e sua filha nasceu em dezembro, mas que isso não impediu de seu marido fazer entregas até quando ela estava na maternidade. O sucesso foi tão grande que Gaby se viu com a necessidade de abrir um estande físico, em um box, na Penha, um bairro da Zona Norte do Rio, e atualmente, após o negócio explodir, possui mais de 6 lojas pela cidade carioca.
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