Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas: Conheça soluções que impulsionam PMEs

Plataformas de dados e IA, serviços logísticos e meios de pagamento são algumas das citadas. Crédito da imagem: Freepik

Dia 27 de junho é comemorado o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem o intuito de reconhecer a importância dessas companhias na economia global. De acordo com o Sebrae, o primeiro trimestre de 2025 foi um marco para os pequenos negócios no Brasil, já que o volume de MEIs registrados no país cresceu 35% em comparação com o mesmo período de 2024 e o das micro e pequenas empresas, 28%.

Ainda nessa linha, o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) projeta um crescimento de 1,3% para as PMEs durante 2025.

Pensando neste setor relevante da economia, organizações oferecem soluções estratégicas para impulsionar as PMEs, apoiando-as no desenvolvimento, coleta de dados, logística e até na melhoria da inovação dessas companhias. São elas:

1. Plataforma que otimiza a operação de dados
A Nekt é uma plataforma de dados e IA que simplifica o acesso e uso dessas informações para empresas em crescimento. As PMEs usam essas soluções para centralizar dados de diferentes fontes, organizá-los na sua própria nuvem e rodar transformações que vão de consolidações a análises avançadas com modelos de inteligência artificial e algoritmos preditivos. Com abordagem mais pragmática, a Nekt reduz drasticamente o tempo e o custo para estruturar, operar e escalar dados.

Além disso, armazena e processa tudo diretamente na nuvem dos clientes, garantindo segurança, controle e eficiência. A companhia oferece interfaces simples para times de negócio — como produto, marketing, finanças e operações —, sem abrir mão do controle avançado que as equipes de engenharia precisam.

2. Prevenção de fraudes digitais
Um problema de pequenas e médias empresas, principalmente de e-commerce e varejo, é a constante ameaça a fraudes digitais. “É necessário que qualquer negócio on-line invista em autenticação por meio de tecnologia e de duplo fator. Ainda mais em períodos de muita venda, é essencial que empresas e consumidores estejam atentos”, opina Thiago Bertacchini, Head de Vendas da Nethone.

A empresa é aliada na prevenção de fraudes digitais para organizações. Utilizando a tecnologia própria para analisar mais de 5 mil dados comportamentais de usuários e evitar fraudes digitais, a companhia previne cerca de 95.3% das possibilidades de crimes cibernéticos e sendo a maior aliada de organizações do sistema financeiro.

3. Integração logística
Outro ponto importante das empresas é contar com uma logística eficiente e integrada. Para isso, a nstech é a maior empresa de software para supply chain da América Latina e reúne mais de 100 soluções no setor, dentre elas estão gestão, roteirização, otimização e orquestração de rotas de entrega. Centrada na resolução das dores de negócios atuais e futuras de todos os elos da cadeia, a nstech oferece tecnologias completas e modulares para que os clientes possam evoluir seus negócios, fazer entregas eficientes e impactar a sociedade ao reduzir a emissão de CO2, acidentes e roubos.

A empresa é pioneira no conceito de “Logistics Advantage”, que consiste em enxergar a cadeia logística de forma integrada e linear e como força motriz para ser enxergada como vantagem competitiva nas empresas.

4. Conformidade e transformação digital empresarial
Ao oferecer soluções para a gestão de conformidade, inovação e transformação digital para empresas de diversos tamanhos e segmentos, a SoftExpert une serviços voltados para a otimização de gestão e processos em um único contrato, atribuindo eficiência, agilidade e economia a seus clientes. O software da empresa ajuda as marcas a atingirem uma margem competitiva frente ao mercado por meio de processos de gestão reproduzíveis e previsíveis e pela atuação em conformidade com normas envolvendo pessoas, departamentos, unidades de negócios, clientes e fornecedores.

5. Marketing e comunicação sob medida para PMEs
Entre as empresas que têm ganhado destaque no apoio ao crescimento das PMEs está a Cubo Comunicação, hub phygital de marketing e comunicação com presença no Brasil e na América Latina. Fundada em 2016 por Carolina Fernandes, a Cubo se consolidou pela entrega de soluções personalizadas e estratégicas, com foco em performance e uma operação integrada que abrange branding, redes sociais, campanhas digitais, produção de conteúdo e eventos.

Para ampliar seu alcance junto a micro e pequenas empresas, a agência lançou a Incubadora Digital, um spin-off com pacotes simplificados de gestão de redes sociais, voltados a negócios que ainda não têm estrutura ou orçamento para uma agência completa. A proposta é oferecer uma porta de entrada acessível e eficiente, mantendo a metodologia da Cubo em uma versão mais enxuta e voltada à realidade de quem está começando.

6. Dados e digitalização para impulsionar vendas
Para apoiar PMEs no uso estratégico de informações, a Cielo, referência em meios de pagamento, oferece o Cielo Farol, solução que permite ao empreendedor analisar o desempenho do seu negócio e compará-lo com empresas similares, respeitando sempre o sigilo dos dados. A ferramenta disponibiliza indicadores como faturamento, ticket médio, frequência de compras, perfil de consumo e horários de pico, auxiliando na tomada de decisões mais assertivas sobre promoções, fidelização e gestão de equipe.

Além disso, para quem deseja vender online de forma simples e sem a necessidade de site ou maquininha, a Cielo também oferece o Link de Pagamento, que permite criar links de cobrança diretamente pelo app ou site da Cielo e compartilhá-los por canais como WhatsApp, Instagram, Facebook, e-mail ou SMS. Dessa forma, o empreendedor amplia suas oportunidades de negócio com agilidade, praticidade e segurança, alcançando mais clientes e promovendo o crescimento das vendas remotas.

7. Programa de benefícios sustentáveis
Como a primeira Green Loyalty Tech do Brasil, a Prospera atua ativamente na transformação de hábitos de consumo de energia. Um de  seus projetos voltados para PMEs é o Assinatura Verde — uma solução que viabiliza a compensação de energia por meio da rede elétrica, oferecendo descontos na conta de luz com acúmulo de Pontos ECOA, a moeda digital verde da plataforma. A iniciativa permite que negócios de diversos setores tenham acesso à energia solar sem a necessidade de investir em infraestrutura própria, a partir da geração de uma rede de apoio que conta com mais de 20 usinas associadas.

Dessa forma, a Prospera promove e incentiva o uso de fontes renováveis por meio de um programa de fidelização,  reforçando a importância de um consumo ambientalmente responsável, alinhado à transição energética e ao desenvolvimento de uma nova economia.

8. Soluções em avaliação psicológica para gestão de pessoas
Com quase 50 anos no mercado, a Vetor Editora, empresa parte do grupo Giunti Psychometrics, se destaca ao oferecer soluções inovadoras na área de avaliação psicológica e gestão de pessoas. Com um portfólio robusto de testes psicológicos validados cientificamente, a Vetor auxilia empresas na identificação de perfis comportamentais, habilidades cognitivas e características de personalidade dos colaboradores.

Essa prática contribui diretamente para melhorar os processos de recrutamento, desenvolvimento e retenção de talentos, reduzindo custos com turnover e aumentando a eficiência das equipes.

9. Mentorias que impulsionam o empreendedorismo feminino
A Escola Brasileira de Empreendedorismo Feminino (EBEM) tem como missão fortalecer o protagonismo das mulheres no mundo dos negócios, oferecendo suporte estratégico por meio de mentorias especializadas para empresárias de diferentes segmentos. As orientações, conduzidas por profissionais com ampla vivência no mercado, abordam desde a estruturação do negócio até estratégias de crescimento e inovação, adaptadas às particularidades de cada nicho.

Liderada por Tatyane Luncah, CEO com mais de 24 anos de experiência como empresária, a EBEM conta com uma metodologia prática e acessível, e contribui diretamente para a sustentação e expansão de micro e pequenas empresas lideradas por mulheres, promovendo uma rede de apoio colaborativa, que incentiva o empoderamento econômico feminino e a geração de impacto social positivo.

10. Ponte entre startups, investidores e capacitação
Reconhecida como uma das principais entidades de fomento ao ecossistema de inovação no Brasil, a Abstartups (Associação Brasileira de Startups) atua como intermediadora entre startups, investidores, grandes empresas e o governo, facilitando conexões estratégicas que viabilizam o crescimento sustentável desses negócios. Além disso, a entidade investe fortemente em programas de capacitação e educação empreendedora, como o EducaOn, mentorias realizadas pela associação que oferecem trilhas de aprendizado para empreendedores em diferentes estágios da jornada.

Por meio desses recursos, a Abstartups ajuda PMEs de base tecnológica a profissionalizarem seus modelos de negócio, ampliarem sua rede de contatos e conquistarem mais espaço no mercado nacional e internacional.

11. Solução de pagamento para vendas rápidas
A Transfeera, uma empresa da PayRetailers, fintech especializada em soluções de pagamentos para empresas, possui em seu escopo o link de pagamentos, solução com opção de boleto, Pix e cartão de crédito. Voltado principalmente para PMEs, o link é especialmente útil para vendas rápidas, promoções, cobranças individuais e para quem deseja vender pelas redes sociais ou WhatsApp.

A solução oferece simplicidade e segurança em transações financeiras, o que elimina a necessidade de integrações complexas ou máquinas. Essa funcionalidade se tornou ainda mais relevante no contexto pós-pandemia, em que o e-commerce e as vendas digitais cresceram exponencialmente.

Facebook
Twitter
LinkedIn