Pretende abrir uma empresa no setor imobiliário? Saiba que esse ramo de negócio é um dos mais lucrativos do Brasil, podendo ter um de lucro de 100 mil reais mensais. Esse ramo, está cada vez mais atraindo empreendedores que buscam rentabilidade alta e sólida!
No entanto, para ter sucesso no setor de imóveis é importante saber começar do jeito correto e agarrar as oportunidades que surgem ao longo do caminho. Neste artigo, irei mostrar algumas dicas para quem deseja ter um negócio sólido e lucrativo nessa área.
1- Comece definindo um nicho de mercado
Já ouviu aquele ditado “quem atira para todo lado não acerta um alvo específico”, pois bem, o mercado de imóveis funciona dessa forma. De início, escolha um nicho no setor imobiliário, seja ele: aluguel de imóveis, venda de apartamento em SP ou investimento em imóveis.
Para ter sucesso no início, estude bastante o nicho onde pretende atuar e conversas com empresários da área. Dessa forma você terá confiança no que está fazendo e as chances do negócio decolar são altas.
2- Obtenha os documentos e licenças para trabalhar na área
Para atuar no mercado imobiliário é importante estar em dias com as licenças, caso contrário, você pode ser punido por órgãos superiores. É importante entrar em contato com a prefeitura da sua cidade e entender quais licenças você terá que obter, converse com pessoas do ramo imobiliário e pedir conselhos sobre esse assunto.
No entanto, algumas licenças são exigidas com frequência, uma delas é: registro no CRECI, curso técnico de Transações Imobiliárias, documentos, comprovante de endereço, certificado de ensino médio e carteira de alistamento militar.
3- Tenha um investimento inicial
Para ficar à frente de 70% dos empresários iniciantes, é importante ter um investimento inicial. Fazendo isso, você pode investir em equipamentos, colaborador, materiais e crescer sua empresa imobiliária em poucos meses.
4- Invista em um local físico para sua empresa
Se você pretende abrir sua imobiliária física, não tenha medo de investir em um local adequado e um bom espaço para receber seus possíveis clientes. Comece pintando o local com cores vivas, decorações com temática imobiliária.
Além disso, ter funcionários adequados para receber os clientes é importante, afinal nenhum cliente gostaria de ser mal tratado ou forçado a comprar um imovel. Ou seja, qualifique seus colaboradores para que eles possam se sair bem!
4- Faça uma boa rede de Networking
Networking ou ter contatos com pessoas da sua área é uma forma de adquirir conhecimento e oportunidades no setor de imóveis. Quem inicia um negócio e não faz nenhum tipo de contato com outros profissionais, pode demorar até 5 anos para ter sucesso, enquanto os que têm networking conseguem em 1 a 2 anos.
Quem faz networking, consegue trocar conhecimento com pessoas mais avançadas no mercado, aumenta a visibilidade da empresa e possui 20% de chances de obter oportunidades únicas. Por isso, entre em grupos de Facebook de imóveis, vá em eventos e converse com donos de imobiliárias.
5- Faça marketing para atrair novos clientes
O marketing é um dos pilares mais importantes de um negócio no setor imobiliário, sem ele você ficará para trás. Ter um site profissional, fazer anúncios em redes sociais, anúncios em jornais, é essencial nos dias atuais.
Empresas como McDonalds e Volkswagen investem milhões de dólares em marketing e conseguem um retorno absurdo. Além disso, quem faz marketing constroi um relacionamento com o cliente e a longo prazo vai gerar muitas vendas.
6- Mantenha-se atualizado sobre as leis do mercado
Quem atua na área de imóveis, deve estar atento às leis desse mercado, caso contrário pode sofrer graves punições. Por isso, é fundamental entrar em blogs do setor imobiliário e saber das notícias recentes, quanto mais atualizado estiver, mais você evita problemas futuros.