Por David de Freitas Neto, cofundador e Enterprise Sales Executive da Zeev*
O setor de TI é um dos pilares fundamentais para uma organização. Não é à toa que os investimentos no setor crescem ano após ano. A Gartner, empresa global especializada em consultoria em tecnologia da informação, indicou que os gastos mundiais com TI devem totalizar US$ 4,6 trilhões em 2023, representando um aumento de 2,4% em relação a 2022. Isso está abaixo da previsão do trimestre anterior de crescimento de 5,1%.
No entanto, o setor de TI vem desempenhando um papel importante para a redução de custos. Para além de disponibilizar todos os suportes necessários às equipes, gerenciar hardwares e softwares, a TI é considerada cada vez mais estratégica dentro das organizações. Cortar gastos em uma empresa não é sinônimo de demitir colaboradores ou reformular equipes. Outras medidas podem ser tomadas, como o gerenciamento e automatização dos processos organizacionais, que é uma das principais estratégias para aumentar a eficiência de uma organização e reduzir custos.
No atual cenário, em que é preciso se adaptar às mudanças constantes do mercado para se manter competitivo, as estratégias de redução de custos são primordiais para manter a saúde financeira. Mais do que aumentar a receita, é preciso controlar os custos de forma adequada. E é aí que entram as medidas de gestão e possível redução de custos. Ter esse olhar estratégico, junto a TI, ajuda a potencializar os lucros da empresa, sem perder a qualidade dos serviços prestados. Podemos elencar 3 soluções estratégicas que o departamento de TI contribui para a redução de custos.
1. Automatização de processos low-code
Os aplicativos de automatização de processos por meio do low-code, além de ajudar a reduzir custos aumentando a eficiência da operação, reduzindo erros e retrabalho, contribuem para a economia de tempo, eliminação de processos burocráticos e substituição de tarefas manuais e documentos físicos por digitais. Mas, além disso, a ferramenta permite que a área da TI desenvolva soluções até 10x mais rápido do que com o desenvolvimento tradicional. Aliado a isso, a equipe de TI libera seu backlog para desenvolver projetos mais estratégicos e complexos, enquanto a própria área de negócios pode resolver pequenos problemas e criar soluções simples que atendam as necessidades do dia a dia, mesmo sem ter conhecimento de codificação e criação de softwares.
2. Armazenamento e segurança
Com o armazenamento de informações em nuvem também é possível reduzir custos. Isso porque todo trabalho, como banco de dados, fluxos de aprovação e contratos, pode ser transferido para uma aplicação que facilita a gestão e proteção dessas informações. Os serviços de nuvem, além de reduzir custos operacionais, podem aumentar a agilidade organizacional, acelerar a inovação e o tempo de valor de um produto ou serviço. Segundo o Gartner, até 2027 estima-se que as empresas vão usar plataformas do setor na nuvem para acelerar mais de 50% de suas iniciativas de negócios essenciais.
Além disso, a utilização de SaaS (Software como Serviço) para o armazenamento online também gera uma economia direta sobre a gestão de ativos de TI. Ou seja, não será mais necessário ter um servidor internamente. O backup ainda garante a segurança de que os dados não serão perdidos.
3. Integração de setores e ferramentas
Sendo um dos principais setores de uma organização, manter o setor de TI integrado às outras equipes é fundamental. Ao envolver o departamento no processo de planejamento estratégico e de tomada de decisão da empresa, ajuda a identificar áreas onde é possível investir, economizar recursos e otimizar processos.
Qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, pode utilizar a área da TI como aliada na redução de custos operacionais. Com um olhar estratégico e a adoção de práticas eficientes, a tecnologia contribui para o dia a dia do trabalho de forma mais simples e eficaz. Por isso, também é fundamental envolver a equipe de TI no processo de tomada de decisão, assim os negócios fluem da melhor forma possível.
*Com 25 anos de experiência em TI e Processos, David de Freitas Neto é Co-founder e Enterprise Sales Executive na Zeev. Ele possui pós-graduação em IA pela I2A2, além de Gestão de Projetos, extensão em Estratégia Negócios e CA Certificado CBPP. Neto já atuou em projetos de diversos portes, em clientes de diversos segmentos, como Citi, Bradesco, Itaú, Santander, Atento, BMG, Brasilprev, Unimed, Banco de Tokyo-Mitsubishi, Interfile, Cadburry Adams / Kraft, Unimed, Chubb, Avis, JHSF, Orizon, Secretaria da Fazenda, Tokio Marine, entre muitos outros.