Soluções digitais como transmissão on-line, produção 4K e nuvem fomentam empresas do setor
O mercado audiovisual está se reestabelecendo após os primeiros anos de pandemia de covid-19. No lugar de inúmeras produções suspensas, o fôlego se recupera. De acordo com a Agência Nacional de Cinema (Ancine), já foram destinados R$ 873,2 milhões para a atividade audiovisual, de um total de R$ 1,27 bilhão aprovados nos Planos de Ação 2021 e 2022.
Entretanto, no período de isolamento social, a transformação digital foi acelerada em toda a cadeia do audiovisual. Esse crescimento contínuo trouxe um respiro para a indústria como um todo. A pesquisa global de Entretenimento e Mídia da PwC, empresa referência em consultoria e auditoria no mundo, apontou que esse mercado deve crescer 4,7% até 2025 no Brasil.
O aumento da conectividade mostrou a tendência de modelos de baixo custo, especialmente na modalidade de SaaS (Software as a Service). É o que releva Iuri Jainan, CEO da Viddium, empresa revendedora de algumas das maiores marcas de equipamentos de áudio, vídeo e broadcast do mundo.
“Essas novas modalidades têm crescido muito e dão a oportunidade de os consumidores comprarem menos equipamentos, mas terem todos os benefícios dos produtos, por meio de assinaturas por nuvem. Temos diversas marcas apostando nesse tipo de assinatura, que tem dado muito certo”, reforça.
Para o CEO da Viddium, as novas soluções na área do audiovisual estão deixando os players do setor mais otimistas. “A qualidade tem se tornado um critério fundamental para os produtores desse mercado da transmissão e produção. Por isso, a procura por equipamentos e serviços que oferecem 4K e produção em nuvem tem se tornado mais frequentes. Então, acredito que esses equipamentos estarão ainda mais populares no mercado”.
A Viddium foi uma das marcas expositoras do Set Expo, o maior evento de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina. A empresa levou dos parceiros para o estande as soluções mais inovadoras de equipamentos de ponta e também para produção, transmissão, automação e distribuição de conteúdo on-line e/ou remota.
“A feira este ano foi muito positiva. Foi o momento de reencontrar nossos parceiros, fabricantes e clientes e de estreitar ainda mais a relação com todos eles. Para quem ainda não conhecia as novidades do setor audiovisual, foi uma chance especial de conhecer de perto o que tem de mais inovador no setor. Ficamos muito felizes com a receptividade dos participantes e o entusiasmo de todos pelo reencontro e pelas perspectivas de novas relações”, disse Jainan.