Se blogueiras e influenciadoras conquistaram milhões de seguidores no Instagram postando conteúdos e tendências de moda, porque não apostar em vender esses produtos pela mesma rede social? Essa foi a ideia da gestora Alexandra Moraes, quando criou uma loja de roupa casual para mulheres no Instagram.
Alexandra começou do zero e, logo no primeiro mês com a loja na rede social, faturou cerca de R$ 7 mil. Depois, foram vendas e mais vendas. Mas nem tudo são flores, destaca a empreendedora. “É preciso saber a forma correta de se começar um negócio de moda online”. No início, Alexandra desenvolveu um método próprio para administrar suas vendas, estoque e entregas. Depois ela juntou tudo o que sabia com as técnicas que aprendeu com a especialista de marketing digital, Ana Tex.
A iniciativa deu tão certo, que Ale Moraes e Ana Tex desenvolveram o FashionInsta, um treinamento online que ensina todos os passos para vender moda feminina pelo Instagram. São 6 módulos que mostram o passo a passo para investir nesse tipo ne negócio.
Há apenas 4 meses no ar, o FashionInsta já soma mais de 400 alunos interessados em montar seu negócio de moda pelo Instagram. Em sua maioria, mulheres que querem uma renda extra, têm interesse em trabalhar com moda ou já possuem uma loja física e pretendem expandir o negócio para a rede social.
Ana Tex, sócia de Alexandra, explica que as novas mídias trazem para os negócios uma nova possibilidade: retorno imediato com baixo investimento. “Mesmo trabalhando com as novas mídias há muito tempo, ainda acho surpreendente a enorme geração de negócios sólidos que essa conectividade proporciona”, ressalta Ana. No caso do Instagram, ainda há a vantagem de se tratar da rede social com maior engajamento dos internautas – são 4.1% contra 0.7% do Facebook -, grandes exemplos são as blogueiras de moda, que vêm se tornando referência no meio fashion. “Apesar de estarem em outras mídias, a principal rede social dessas influenciadoras é o Instagram. Com isso, surge a possibilidade de um novo negócio: o de moda online”.
4 dicas de Ana Tex para começar um negócio de moda pelo Instagram:
1 – Descubra de onde vem o seu público
Aproveite a inteligência de dados para achar seus clientes. Uma dica é usar as postagens feitas por seus clientes com a ferramenta de geolocalização para identificar de onde eles são. Depois, levante informações como Sexo, Interesse, Cidade, Idade, Área de Atuação, Hábitos, Necessidades e Desejos. Segundo Ana Tex, é importante conhecer o público alvo antes de criar o conteúdo. “Quando você conhece o seu público, você cria um conteúdo mais assertivo”.
2 – Aposte em um nicho
“O mercado de moda é muito amplo, por esse motivo, quanto mais específico, melhor”, explica Ana Tex, que defende também os super nichos no Instagram. A especialista afirma que o mais importante é se tornar referência em determinado tipo de produto. Você pode vender roupas para o segmento fitness ou vender roupas específicas para uma determinada modalidade fitness.
3 – Não tenha um perfil apenas comercial
É claro que vender é o objetivo principal da sua página no Instagram, mas para se tornar uma referência, você deve oferecer também conteúdos atraentes. Invista em postagens com dicas e inspirações para o seu nicho.
4 – Fique de olho nas influenciadoras de moda
Camila Coutinho, Camila Coelho, Taylor Swift, Demi Lovato, Kim Kardashian, são algumas das personalidades referência em moda no Instagram. Fique de olho para ter inspiração no seu negócio. No caso das influenciadoras brasileiras e regionais, você pode ir além, como parcerias e ideias de ações.