Empresa aposta em sustentabilidade no residencial multifamiliar modular de alto padrão

sustentabilidade

São inúmeros benefícios como redução de desperdícios, uma obra mais planejada e com cronograma mais confiável

Há 22 anos atuando na construção civil, em especial em empreendimentos que destacam a sustentabilidade, a GND Incorporadora, com sede em Florianópolis e Porto Alegre, inova mais uma vez: lançará o primeiro residencial multifamiliar modular de alto padrão do Brasil, o Passeio de Mar, localizado no bairro do Cacupé, região norte da Ilha de Santa Catarina. Uma amostra de como será o empreendimento pode ser conferida na CASACOR Santa Catarina, em projeto assinado pelo escritório Vitorino Kokowise Arquitetos, desenvolvido em parceria com a VISIA Construção Modular, a Arcelor Mittal e a Arkos Brasil.

Com uma área total de 6.273,90 m² e apenas 30 unidades, o Passeio do Mar terá o que há de mais moderno em construção. Afinal, o método construtivo escolhido é muito mais sustentável e eficiente do que a construção civil tradicional. “Este empreendimento já está alinhado com o futuro da arquitetura e da construção civil. A construção modular já é um caminho sem volta e acreditamos em seu crescimento ano após ano. Afinal, podemos elencar inúmeros benefícios como redução de desperdícios, uma obra mais planejada e com cronograma mais confiável. Ganha-se tempo, com muita qualidade.”, destaca Eduardo Deboni, CEO da GND.

Todo o empreendimento será construído com blocos independentes e fabricados pela VISIA, uma das precursoras no Brasil deste método construtivo que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado mundial. “Cresce a uma taxa duas vezes maior do que a da própria construção civil. É um mercado considerado um oceano azul de oportunidades”, comenta o arquiteto Felipe Savassi, especialista na área e parceiro da GND no projeto Passeio do Mar.

Com planos de gerenciamento de resíduos durante e pós-obra, visando reuso e reciclagem, o projeto é pensado para gerar menos descarte. “A fábrica consome 90% dos insumos utilizados na obra, e na fábrica é possível controlar a geração dos resíduos e destiná-los, quando existentes, aos locais controlados e licenciados para tratamento”, destaca Silvio José Brescovit, engenheiro e consultor técnico da GND. Além disso, os ambientes feitos com módulos são mais estáveis de um ponto de vista térmico, ou seja, há menor variação de temperatura e umidade. Dessa forma, a necessidade de uso de equipamentos de climatização é muito menor.

Esta é a primeira vez que o escritório Vitorino Kokowise trabalha com tecnologia modular, e teve total liberdade – e espaço – para criar. “O sistema de módulos agilizou a conclusão do projeto, proporcionou uma obra 100% seca (sem desperdício de água) e com uma redução drástica de geração de resíduos, acompanhando a premissa de sustentabilidade de todo o projeto do Passeio do Mar”, afirma Lucas Vitorino. Para o ambiente em exposição na CASACOR, que reproduz a área social de um dos apartamentos do futuro empreendimento, o escritório explorou a biofilia através do uso de materiais naturais e vegetação para oferecer bem-estar, além de iluminação sensorial nas áreas de estar e difusa nas áreas de tarefa sobre as bancadas da cozinha, de modo integrado ao design da marcenaria. “Foi pensado para pessoas modernas, que apreciam compartilhar experiências do dia a dia com a família e amigos. Trouxemos um protagonismo para a cozinha, confirmando um ambiente com caráter social e não de serviço, onde todos se reúnem e brindam bons momentos da vida”, completa Vitorino.

 

Para todos os perfis

O Passeio do Mar foi pensado para atender a públicos variados: de jovens solteiros a casais maduros, já que o método construtivo possibilita customização, com plantas flexíveis.

E, como não poderia deixar de ser, a sustentabilidade também está presente no projeto de interiores, o que pode ser percebido tanto no ambiente reproduzido na mostra de decoração, como nas propostas criadas para os futuros moradores, com o uso de materiais naturais com precedências legais, que possuem baixo impacto ambiental. “Exploramos a biofilia através dos materiais naturais e vegetação para oferecer bem-estar”, ressalta Vitorino.

 

Selos de qualidade

A forma como os empreendimentos interagem com a paisagem urbana, como respeitam a geografia, fauna e flora da região, como utilizam os recursos naturais, além de como são aceitos pelas comunidades locais, são preocupações constantes nos projetos da GND. E isso não poderia ser diferente com o Passeio do Mar. O residencial está buscando a certificação Fitwell, que é reconhecida internacionalmente pela preocupação com questões básicas, como uso de energias renováveis e sustentabilidade na construção civil, além de quesitos como estímulo ao bem-estar, acesso à alimentação saudável, promoção de segurança aos ocupantes, impactos positivos na saúde da comunidade, redução da morbidade e absenteísmo, e incentivo ao aumento de atividades físicas.

Outro objetivo da incorporadora é preparar o edifício para que os proprietários possam obter o selo GBC Life. Esta certificação analisa seis pilares principais em ambientes internos: saúde e bem-estar, conforto, qualidade interna do ar, materiais escolhidos, termoacústica, benefícios econômicos e consumo consciente.

Para além dos selos, a GND busca construir empreendimentos voltados para as pessoas e para o desenvolvimento das localidades onde estão inseridos

 

Sobre a GND Incorporadora – Com 22 anos de experiência no mercado da construção civil, a GND Incorporadora tem sedes em Santa Catarina e Rio Grande do Sul e destaca-se por projetos de condomínios-boutique de alto padrão, construídos com tecnologias sustentáveis, privilegiando a exclusividade, a inovação, a preservação da natureza e o estímulo à qualidade de vida. Os empreendimentos da incorporadora coordenada pela família Deboni são chancelados com certificações e selos ambientais nacionais e internacionais e adotam medidas conscientes no uso de água, energia e na geração de resíduos. A GND trabalha em colaboração com parceiros multidisciplinares, sempre buscando gerar benefícios socioeconômicos às comunidades e regiões onde cada empreendimento está inserido.

Facebook
Twitter
LinkedIn