Uma tecnologia que auxilia a indústria, o atacado e o varejo na gestão do PDV está fazendo a empresa catarinense Involves driblar a recessão econômica no país e registrar um aumento de 151% em 2015, com faturamento em torno de R$ 5,3 milhões.
O resultado se deve não só à adoção da ferramenta por empresas brasileiras, mas também por multinacionais e agências de trade marketing na América Latina – atualmente, 10% da receita da empresa provém de projetos internacionais.
Depois de levar o software Agile Promoter para a gestão de equipes em países como Argentina, México, Chile, Peru e Colômbia, a solução desenvolvida pela Involves, que tem sede em Florianópolis, chega agora ao varejo em Angola, na costa ocidental da África, por meio da agência especializada em trade marketing Pop Merchandising. “As demandas deles são as mesmas das do mercado brasileiro: monitoramento e controle de equipe, com posicionamento em tempo real via GPS, gestão da execução no PDV, com leitura de espaço em gôndola, preços, estoque e ações promocionais, por exemplo, além do acompanhamento de ações da concorrência”, define Guilherme Coan Hobold, diretor de Customer Success da Involves.
Esta inteligência de mercado gerada pelo software – aliada à capacidade de gerenciar a equipe que vai a campo conferir os produtos – tem auxiliado os clientes, por exemplo, a tomar decisões de forma mais rápida e eficaz, reduzindo a falta de produtos nas gôndolas e sugerindo as melhores rotas para as visitas em campo.
Hoje, mais de 11 mil colaboradores em equipes de campo utilizam o aplicativo mobile desenvolvido pela Involves. “O Agile auxilia a tomada de decisões de forma rápida e eficaz, prevenindo situações indesejadas nos pontos de venda. Fechamos o terceiro semestre com a marca de 100 clientes”, resume Hobold.
Entre as empresas que utilizam o software estão grandes marcas como Motorola, Red Bull, Intelbras, L’Oréal, Positivo Informática, Fini Guloseimas, Multilaser, Bombril, entre outras. Crescimento acelerado – A empresa fechou 2014 com um faturamento de R$ 2,1 milhões, o que representou um crescimento de 150% sobre 2013.
Criada em 2008 por um grupo de seis sócios que se conheceram entre a universidade e o circuito de bandas de rock de Florianópolis, a Involves aproveitou o momento para manter o ritmo acelerado de expansão: a equipe que contava com cerca de 30 colaboradores no início do ano já conta com 70 pessoas. “Somente nos primeiros nove meses de 2015, crescemos o equivalente a todo o ano passado. Mesmo assim, para alcançar nossa meta, que é um crescimento de 200%, aumentamos e capacitamos o time no decorrer do terceiro semestre”, explica o diretor.