Algumas histórias em que jovens apostam tudo ao se tornarem empresários dão certo e se tornam inspirações para futuras gerações. Que dirá de um garoto que com apenas 19 anos, através do “boca a boca”, conseguiria fazer de suas experiências um grande negócio. Em 2004, ainda representante comercial de uma empresa de telefonia, Robson Costa percebeu que o mercado estava carente de soluções e ainda tinha muito que ser explorado em termos de tecnologia e atendimento. Foi então que ele deu o ponta pé inicial na sua carreira como empreendedor e se tornou o diretor do Grupo Encanto Telecom.
Para iniciar o relacionamento com os primeiros clientes, Robson foi a um local estratégico: Rua 25 de março. “Como a localidade carecia de serviço de telefonia e eu apresentava uma boa solução, fui conquistando vários clientes, tornando minha empresa mais sólida, passando a ter uma receita mensal garantida”, conta.
O início da empresa coincidiu com o surgimento do VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, método que consiste em transformar sinais de áudio analógicos, como os de uma chamada telefônica, em dados digitais que podem ser transmitidos através da internet ou de qualquer outra rede de computadores baseada em IP (Protocolo de Internet). “Este novo produto foi inovador e as empresas estavam curiosas quanto à novidade. A partir daí a redução de custos não dependia mais apenas de uma operadora de telefonia, o que faz até hoje muita diferença na telecomunicação empresarial”, destaca.
Para atender aos novos clientes, o empresário autodidata, sem formação superior no segmento, usou da sua experiência profissional, além de pesquisar e estudar ainda mais as inovações do mercado. O esforço deu resultado e com tanta demanda de mercado teve que contratar funcionários nas áreas administrativa, comercial e técnica. “Com cerca de um pouco mais de dois anos de negócio, conquistou um grande cliente do ramo de decoração, com grande volume de ligação. Este foi o pontapé inicial que precisava para conquistar clientes maiores e a empresa ganhou ainda mais corpo”.
Com o crescimento, o leque de produtos cresceu, oferecendo hoje todo tipo de soluções IP, além de PABX Digital, PABX Asterisk, telefonia fixa e móvel, VoIP, software de gestão, equipamentos, internet, infraestrutura e segurança aplicada. A empresa já desenvolve e domina todo projeto de telefonia do cliente, de diferentes tamanhos e potenciais. “Passamos a oferecer todos estes produtos e serviços em projetos customizados, de acordo com o tamanho e a necessidade do cliente, com preços competitivos ao mercado”, detalha.
Atualmente o Grupo Encanto Telecom possui a certificação da Anatel de SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) em dados, voz e imagem. “Temos 10 anos de experiência para oferecer ao cliente, e nos diferenciamos no atendimento, que como o próprio nome já diz, vem para encantar e potencializar a comunicação empresarial como um todo, com eficiência, bons resultados e custo reduzido”, finaliza. http://encantotelecom.com.br.