Empresário recorre a empréstimo para abrir negócio de beleza e hoje fatura mais de R$3 mi

Diogo Cordeiro de Oliveira, de 38 anos, construiu uma carreira sólida em franquia especializada em cuidados femininos. Ele é o idealizador e responsável por comandar os negócios da rede SUAV.

O empresário que é formado em Economia, com MBA em Gestão Empresarial e também em Gerência Nacional em Vendas sobe usar os números a seu favor. Natural de Recife (PE), Diogo teve carreira empresarial por mais de 10 anos. “Trabalhava no segmento de transporte e logística como gerente comercial e então fui transferido de Recife para Brasília (DF). Mudei de empresa e atuava no segmento financeiro, também como gerente comercial regional onde fui novamente transferido, mas neste caso para Belo Horizonte (MG)”, diz o empresário.

Diogo foi para a terrinha mineira acompanhado da esposa Daniela Maciel, que teve papel importante para criação dos negócios. É que foi ela que observou o quão carente o mercado de beleza era de serviços express, e o principal, para cada atendimento era necessário agendar um horário. O que acabava dificultando ainda mais a vida das mulheres economicamente ativas e que devido à correria do dia a dia não gostam ou não conseguem agendar precisamente seus compromissos. Foi então que em 2010 surgiu a primeira unidade própria da SUAV.

Sem capital para o negócio

Com anseio de crescer na vida profissional e pessoal, Diogo percebeu que era a hora certa de dar uma guinada na sua vida. Com visão empreendedora aguçada, percebeu que o mercado de beleza vinha tendo um crescimento expressivo nos últimos anos e se tratava de um negócio que sofre pouco com sazonalidades. Então porque não investir neste setor?

“Minha esposa e sócia sugeriu que abríssemos um negócio na área de depilação, ainda não existiam muitas franquias dentro deste nicho em BH e eu visualizei grande potencial nesse modelo. No entanto, não tínhamos capital para tal investimento, o jeito foi recorrer às linhas de financiamentos e empréstimos para montar a primeira unidade”, relembra. Após 1 ano e seis meses, Diogo conseguiu quitar suas dívidas com o banco e começou a guardar dinheiro do que entrava na empresa para em curto período de tempo investir em uma nova unidade.

A princípio, a marca atuava apenas com depilação a cera, após um ano e meio foi incorporado ao modelo a Esmalteria e Design de Sobrancelhas. A SUAV foi também a primeira esmalteria de Belo Horizonte e uma das poucas que mantém o sucesso até hoje.

Pedras pelo caminho

Durante os mais de 10 anos como gestor comercial, Diogo diz ter se tornado um ótimo profissional no mundo corporativo, porém não tinha experiência alguma no setor de beleza. Com isso, as dificuldades para início de negócio foram inevitáveis.

“Enfrentamos várias dificuldades que foram motivadoras e me incentivaram a correr atrás e entender a fundo este setor”, afirma. Entre as dificuldades enfrentadas pelo empresário, ele lista o perfil das consumidoras; legislação; leis trabalhistas; mão de obra qualificada; treinamentos; matérias-primas, além das dificuldades financeiras de capacidade de investimentos.

Somando forças

Durante quatro anos Diogo conciliava o trabalho como gestor comercial à vida de empresário. “A minha empresa foi crescendo, nesta época já contávamos com duas unidades próprias, então percebi que era o momento certo para seguir em frente e tocar o meu empreendimento, dedicando ainda mais o meu tempo e empenho para o crescimento dos negócios”, fala.

Somente após entender afinco o negócio, oferecendo máxima segurança para futuros investidores, o empresário percebeu que era hora de expandir. “Nossa preocupação sempre foi de franquear um negócio seguro, procurando passar por todas as sazonalidades e entender cada detalhe do mercado. Esta segurança tem como preocupação a estruturação de uma rede de franquias saudáveis e capacitadas para que o negócio possa crescer com solidez”, expõe o diretor executivo.

Diogo encontrou tudo o que procurava na holding Encontre Sua Franquia, especialista em consultoria e destaque no setor de franquias, através do idealizador Henrique Mol, responsável pelas também por outras marcas de sucesso no franchising.

“A participação do Henrique foi de fundamental importância para o crescimento da SUAV. Tivemos a oportunidade de unir forças e realizar uma expansão agressiva, principalmente pelo fato da grande experiência dele no mercado de franchising, além do que já contávamos com um modelo testado e sólido em BH”, ressalta o empresário sobre a rede entrar para o mercado de franchising no início do segundo semestre de 2017.

Companheirismo dentro e fora dos negócios

Sem poupar elogios, Diogo afirma que mesmo trabalhando dia a dia ao lado de sua esposa eles sabem separar bem o profissional do pessoal. “Isso é essencial, principalmente para casais que trabalham juntos. Sem essa sintonia é separação na certa (risos)”, diz Diogo que é responsável pela expansão da franquia. Daniela fica empenhada em toda a parte de treinamento e capacitação de funcionários e dos franqueados da rede.

Franquia de estética barata e lucrativa

Hoje a SUAV conta com sete unidades distribuídas pelos principais bairros de Belo Horizonte (MG) – cidade berço da rede – e uma unidade em João Pessoa (PB).

A SUAV possui gestão simples do negócio com boa margem de lucratividade que pode chegar a 30%, além de oferecer um mix de serviços muitos procurados e atraentes:depilação – carro-chefe da rede – com cera natural a base de mel e própolis, exclusivo da marca, e depilação facial com linha; Esmalteria com manicure e pedicure tradicionais, além de serviços de unha em gel e fibra, e Design de Sobrancelhas que pode se enquadrar em lojas de rua, galerias comerciais e shoppings. O investimento total fica entorno de R$ 69.900,00 a R$ 131.200,00, variando conforme o modelo de negócio.

Em 2018 a rede de franquias pretende chegar a 100 unidades, espalhadas por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e outras capitais do país efaturar R$ 20 milhões. Somente no ano passado a franquia faturou mais de R$3 milhões.

Diogo revela que entender todas as características do negócio tem sido o segredo para manter uma marca há quase 10 anos no mercado, para isso, se mantém sempre atualizado oferecendo produtos novos e, principalmente, conhecendo bem o que o seu público deseja.

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