Férias, datas comemorativas, festas populares, Carnaval. Com a chegada da estação mais quente do ano e o aquecimento do comércio e do turismo os empresários precisam aproveitar as oportunidades para aumentar o faturamento e criar estratégias para enfrentar os períodos de baixa estação. Um empreendedor que conhece bem a importância da sazonalidade é Alexandre Bousas, proprietário da A Cubana Sorvetes. Para ele, esse fator não é encarado como um ponto negativo, mas como o momento de planejar e definir a melhor estratégia.
“Nós realizamos uma análise histórica dos verões anteriores e do ano em curso e, com base nesse cenário, traçamos o planejamento para a alta estação”, explica Bousas. Entre as ações executadas estão as de relacionamento com os clientes nas mídias on line e off line para atender a demanda sazonal do período e o canal de eventos da empresa potencializa as estratégias de experiências de consumo fora do ambiente das lojas, marcando presença constante no mercado de casamentos e eventos corporativos.
Situada desde 1930 nos principais cartões postais de Salvador (Elevador Lacerda e Pelourinho), A Cubana dedica-se ao preparo de sorvetes artesanais e conquistou o reconhecimento de empresa mais tradicional da cidade, tornando-se para os baianos um patrimônio da Bahia. Mas para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo é preciso buscar ampliar o leque de serviços e produtos. E foi isso que Alexandre fez.
Além dos sorvetes, A Cubana oferece cafés expressos, salgados, doces e tortas. E não para por aí. “Buscamos nos posicionar em ações e eventos, estabelecendo relações de parceria para a marca. Temos novidades no mix de produtos e ampliações de lojas pela frente. Nesse verão, a previsão é aumentar nosso faturamento em 30% a 40% e as contratações temporárias serão mais do que necessárias”.
De acordo com a gerente de Acesso a Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae na Bahia, Sueli de Paula, é fundamental acompanhar as tendências da estação com antecipação mínima de seis meses, planejando o negócio. “O empresário que quer ganhar dinheiro com a estação precisa levantar as necessidades e desejos do consumidor, saber quais são os produtos e serviços demandados, preços convidativos, formas de comunicação e acessos aos consumidores”, detalha.
Para Sueli, os potenciais nichos para incrementar a gestão destes negócios são dos segmentos: Alimentos e Bebidas, principalmente, microempreendedor individual (MEI), como baianas de acarajé, sorvetes e picolés; Vestuário, com moda praia; Turismo, com restaurantes, agências, pousadas; Eventos Culturais, a exemplo do Carnaval; e Beleza e Saúde, com negócios como salão de beleza, estética e academia.
Atendimento
Segundo a gerente, os consumidores querem cada vez mais conforto, com novidades de consumo e entretenimento. Para ela, o importante a ser analisado é como desenvolver as melhores estratégias de mercado, considerando os seguintes fatores: o aspecto da sazonalidade dos serviços, as estratégias de precificação e promoção, competição contra a concorrência, cuidados com a qualidade do serviço e do atendimento.
Em relação ao atendimento, vale a pena contratar temporários? Como fazer para que eles estejam capacitados para exercer suas funções como a empresa deseja? “É preciso planejar-se para suportar bem um volume maior de clientes. Além disso, é importante lembrar que um consumidor não voltará no dia seguinte para aquele local se perceber que suas necessidades de consumo não serão atendidas por falta de produto ou por queda na qualidade”, destaca Sueli.
A proprietária do Bistrô Dona Xica e Seu Liberatto – loja, restaurante e café, no bairro do Rio Vermelho – Cristiane Oliveira formalizou o negócio há cinco anos, mas só há seis meses o empreendimento está instalado na Vila 14, explorando arte, moda e gastronomia em uma única linguagem.
Com programação cultural singular, o negócio promete envolver baianos e turistas com trabalhos autorais, com música contemporânea, jazz e teatro de improviso. O restaurante de linha saudável pretende incluir no cardápio moquecas e frigideiras, além de trazer noites temáticas. Com capacidade para 30 pessoas, a empresária vai ampliar a capacidade para mais 40 pessoas com as mesas na área externa.
“Esse é o nosso primeiro verão e queremos dobrar o nosso faturamento. Para isso, vamos contratar funcionários e treiná-los. Além de um cardápio extremamente rico e sem gorduras, os clientes terão acesso a eventos culturais com identidade, dentro de um espaço criativo, que aguça naturalmente a curiosidade dos visitantes pela mistura dos estilos clássico e retrô”.