Depois de direcionar quase R$ 10 milhões em recursos por meio de patrocínios e incentivos fiscais em 2024, agência exalta crescimento por meio da criação de iniciativas de impacto
A Muda Cultural se estabelece há 18 anos como elo entre empresas, instituições e comunidades na criação de estratégias para promoção de iniciativas de impacto por meio de leis de incentivo e verba direta. Nos últimos anos tem se destacado, também, como uma parceira importante de marcas que desejam investir em ESG, com clientes e projetos para empresas como Grupo Boticário, Claro e Itaú. Somente em 2024, mediou 36 patrocínios e direcionou R$ 10 milhões em recursos.
A partir disso, contribui para a qualificação da experiência de vida das pessoas, com impacto real na sociedade. A atuação da agência abrange inclusão digital e financeira; capacitação, democratização do acesso à arte e cultura e propostas de sustentabilidade com foco em reciclagem. Ainda, ajuda a viabilizar investimentos em projetos de apoio à criança e ao adolescente, ao público idoso, à saúde, ao esporte, ao público PCD, entre outros investimentos de impacto por meio da gestão de investimentos incentivados e social privado.
“A Muda Cultural oferece soluções para investimento social privado para gestão de incentivos fiscais com base em um tripé de atuação: execução de projetos proprietários, gestão de incentivos e elaboração de projetos para proponentes terceiros, além de trabalhar com ações de impacto via verba direta. Queremos cada vez mais nos consolidar como parceira estratégica das empresas, uma viabilizadora de impacto positivo que atua por meio dos mais diversos canais, seja pelos projetos proprietários, seja por meio de ativações ou de propostas desenvolvidas sob medida”, explica Ítalo Azevedo, sócio-fundador e diretor-geral da Muda Cultural.
A atuação da agência é de abrangência nacional. Ao longo de 2024, todas as iniciativas impactaram, juntas, 16 municípios em quatro estados brasileiros (Regiões Sul, Sudeste e Nordeste) e dois países, o equivalente a cerca de 1,4 milhão de pessoas diretamente atingidas pelos projetos e mais de 80 milhões de pessoas impactadas em rede.
Expansão à vista!
Ainda para 2025, a agência segue reforçando o posicionamento como autoridade no setor de leis de incentivo e ESG, mirando crescimento na área de gestão de incentivos, além de aumentar o portfólio de projetos proprietários e o desenvolvimento de projetos sob medida. A companhia estima que o valor total de projetos deste segmento a serem executados ainda este ano deve ultrapassar os R$ 7 milhões.
De acordo com Filippe Moura, sócio-diretor da Muda Cultural, os planos ainda para este ano são de expandir para novos mercados, tendo em vista o processo de nacionalização e internacionalização de investimentos pelo qual a empresa tem passado.
“Trabalhamos olhando sempre para os locais onde os recursos podem ser mais efetivos. Tendo em vista a grande carência de investimentos em regiões de menor poder financeiro, temos trabalhado para uma nacionalização do capital, visando que cheguem também, cada vez mais, em áreas mais desassistidas. A estratégia vem de encontro às políticas públicas de investimento em impacto positivo, seja do governo federal, estadual ou municipal. A urgência de se ampliar os recursos é de todas as esferas e, no que tange aos investimentos diretos e projetos sob medida, são possibilidades que amplificam ainda mais o potencial e crescimento de atuação da empresa”, finaliza.



