Os hábitos de consumo podem ser frágeis e, em busca de uma oferta mais atraente, o cliente pode trocar de fornecedor com muita rapidez
Todo ano, muitas empresas falam sobre como a fidelização de clientes é importante para manter as marcas no topo e, também, para que ele possa trazer novos consumidores para a companhia. Porém, apesar de muito se falar, poucas instituições colocam em prática soluções úteis e usuais para fidelizarem seus clientes e não precisarem ficar repetindo o mesmo processo todos os anos.
“Para fidelizar clientes, nós precisamos acompanhar as tendências do mercado e corresponder às necessidades e aos desejos dos consumidores. Quando falo em tendências do mercado é sobre entender o que mudou de um ano para o outro e não ficar batendo na mesma tecla que não irá funcionar mais. É necessário que nós, como empresa, entendamos os hábitos e preferências de nossos clientes para que eles voltem a fazer negócios conosco”, comenta Victor Hugo, Gerente Nacional Comercial da FortBrasil, instituição de pagamento e administradora de cartões de crédito, especialista em plásticos private label.
O mercado, por si só, é um ambiente altamente competitivo. No varejo, essa realidade é ainda mais evidente, uma vez que os hábitos de consumo podem ser frágeis e, em busca de uma oferta mais atraente, o cliente pode trocar de fornecedor com muita rapidez.
Mas afinal, atualmente, quais soluções as empresas podem utilizar para fidelizarem seus clientes? O Gerente na FortBrasil lista algumas:
1 – Canais de comunicação abertos
O consumidor atual é bastante exigente. Ele está plenamente empoderado e consciente do seu valor na sociedade e no mercado. Além disso, ele aprecia a ideia de que é querido, de que a empresa se importa com ele.
Sendo assim, quando ele é atendido, ele gosta de atenção e de ter um mundo de opções disponíveis para ele. Como ele não gosta de ter limitações e está sempre antenado em tudo, a empresa deve aumentar a oferta de comunicação disponibilizando canais abertos.
Existem diversas opções, como, por exemplo, telefone, WhatsApp, Chats, formulários no site, e-mail, entre outras. Com esses canais, o cliente vai interagir muito mais com a empresa.
2 – Respeitar os Direitos dos Consumidores
O Brasil é um dos países mais avançados no que tange ao direito do consumidor, tendo um conjunto de leis repleta de detalhes e de elementos que conferem proteção para os consumidores e para as próprias empresas.
Uma maneira de fidelizar um cliente é prezar que os direitos do consumidor estejam sendo cumpridos à risca, pois, assim, eles terão mais confiança e darão mais credibilidade à companhia.
3 – Ofereça produtos e serviços personalizados
Por mais padrão que um consumidor possa ser, ele também gosta de se sentir especial e ter suas particularidades atendidas. Por isso, conseguir oferecer algo que se encaixe no perfil, gostos e necessidades de um determinado consumidor é realizador e satisfatório e, com certeza, vai fazer com que ele se fidelize à companhia.
Um aspecto que favorece esse ideal de customização é o desenvolvimento tecnológico, que facilita e muito a confecção de itens personalizados e de qualidade. Não é incomum encontrar pessoas que estão dispostas até mesmo a pagar um preço maior por produtos exclusivos.
4 – Invista no Pós-Venda
O processo de venda não termina após a aquisição do seu produto ou serviço por parte do cliente. Mesmo depois de ele ter adquirido algum produto ou serviço de sua empresa, permaneça mantendo contato com o intuito de tomar conhecimento de como tem sido sua experiência com a utilização daquilo que foi comprado.
Forneça algumas dicas e obtenha o respectivo feedback do cliente. Demonstrar esse tipo de preocupação fortalece ainda mais o relacionamento da empresa com seus consumidores. Um bom modo de fazer isso é realizando pesquisas de satisfação.
5 – Acredite em Programas de Fidelidade
Para essa dica, vale a prática de se colocar no lugar dos clientes e pensar em formas de impressioná-los. Uma boa ideia, por exemplo, é investir em um programa de fidelidade.
Em outras palavras, ofereça algo para o seu cliente, como, por exemplo, desconto por indicação; programas de pontuação; recompensa por recorrência de consumo; reduções progressivas de mensalidade; envie pequenos “mimos” e mensagens em datas especiais.
“Na prática, as estratégias de fidelização permitem que as empresas cresçam e adquiram cada vez mais lucros — o que é uma vantagem frente a uma concorrência tão acirrada. Ao ter uma base sólida de clientes, os quais recorrem à sua marca quando precisam de um produto ou serviço que você oferece, o seu negócio se fortalece e o desempenho empresarial melhora”, finaliza Victor Hugo.
Sobre a FortBrasil – A FortBrasil é uma das maiores fintechs em atividade no setor de cartões de crédito no Brasil. Há mais de 17 anos, trabalha no desenvolvimento de soluções financeiras para o público das classes emergentes C, D e E, por meio de uma plataforma de serviços, que se consolidou como especialista na administração de cartões Private Label co-branded. A empresa tem uma missão bem clara: prestar serviços financeiros com responsabilidade de forma ágil e competente, garantir rentabilidade para mais de 400 parceiros varejistas por todo o Brasil e promover a satisfação para cada cliente portador do cartão a partir do aumento do seu poder de compra. Além disso, buscam valorizar os colaboradores e investir em sua capacitação. Para saber mais informações, acesse o site.