Professor Lucas Silva, especialista financeiro, elenca dicas para acertar na hora de declarar o IR
A declaração este ano se torna obrigatória para todos aqueles que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022. É importante ficar atento com o prazo, que encerra no dia 31 de maio para aqueles que preferem não enfrentar a multa de 1% ao mês referente ao IR não pago, sendo o valor mínimo de R $165,74 e máximo de 20% do imposto devido.
Este ano, o preenchimento conta com uma novidade. Após ter acesso ao Gov.Br. o sistema preencherá automaticamente informações que antes eram feitas pelos declarantes, agora, terá a possibilidade de ter uma declaração pré-preenchida desde o começo, o que facilitará muito todo o processo.
Existem diversas regras a serem seguidas para preencher a declaração corretamente e é necessário estar atento sobre todas para não correr o risco de cair na malha fina. Pensando nisso, o Professor Lucas Silva, planejador financeiro e fundador da edtech Professor Lucas Silva Certificações, separou algumas dicas fáceis para ajudar os declarantes da vez, confira a seguir.
Separe os documentos antecipadamente: Guardar os seus documentos não é mais uma dificuldade hoje em dia, você pode criar uma pasta virtual no seu telefone mesmo, coloque ali notas fiscais, recibos, entre outros registros importantes.
Procure a ajuda de um especialista: Um contador pode te ajudar a separar seus documentos e realizar sua declaração de forma correta. Procure alguém da sua confiança e tenha menos dor de cabeça.
Tenha conhecimento dos investimentos passados: A tributação de cada investimento são diferentes, alguns de renda fixa se tornam isentos ou já foram tributados no momento do resgate, já os variáveis, a tributação é recolhida pelo próprio investidor, que deve emitir um Darf e realizar o pagamento. A dica é ficar atento ao recolhimento de forma correta durante o ano.
Para o professor, seguindo essas dicas é possível evitar a fadiga na hora de fazer a declaração. “Não precisa se preocupar, a forma mais leve de levar isso, é principalmente focar no prazo, porque pode acontecer imprevistos e você terá que lidar com as multas e toda a burocracia”, finaliza.