Executivas reforçam a importância de criar relações profundas e genuínas com personalização, zelo e propósito
De acordo com uma pesquisa divulgada pela consultoria The Adler Group, 85% das vagas de emprego são preenchidas por meio de indicações, destacando a importância de estabelecer e manter conexões profissionais. Pensando nisso, com a chegada do Web Summit Rio, o maior evento de tecnologia do Brasil, que acontece entre os dias 27 e 30 de abril, duas especialistas do setor de comunicação e marketing, networking e negócios destacam diversos insights para ser cada vez mais assertivos em contatos e trocas durante o encontro. São elas:
Quanto mais personalização e zelo nas conexões, melhores são as chances de negócio
“Recomendo que as pessoas se engajem de forma humana, com qualidade de presença, olho no olho e sem dispersão em telas. Conexões são sobre pessoas, sobre o contato entre CPFs, e não sobre CNPJ, por isso, reforço sobre os laços genuínos e profundos. As tendências apontam que, quanto mais personalização, contato e zelo nas trocas, melhores são os resultados. O networking dos próximos anos não será sobre marcar presença em mil eventos. Será sobre escolher com consciência onde estar. E estar naquele lugar que faz mais sentido”, afirma Laís Macedo, Presidente do Future Is Now, plataforma de networking para lideranças que protagonizam a nova economia.
A especialista ainda reforça que, para aproveitar os encontros de forma eficaz, a preparação é fundamental. É muito importante pesquisar sobre os participantes, palestrantes e empresas presentes, assim, o profissional consegue ser cada vez mais assertivo em suas conexões e saberá onde focar durante o evento. Nessa hora, vale a pena definir objetivos e metas para o encontro, assim, poderá buscar oportunidades mais certeiras e genuínas”, completa.
Faça conexão com mulheres
“Estude o ambiente e as pessoas presentes, entendendo o perfil do evento e identificando quem são os participantes mais estratégicos com quem deseja se conectar. Isso ajuda a iniciar conversas com foco e segurança”, comenta Fabiana Ramos (foto em destaque), CEO da PinePR, agência de PR especializada no atendimento a scale-ups, empresas inovadoras e grandes players de tecnologia. “Adote uma postura confiante, com linguagem corporal firme, contato visual e um tom de voz seguro para que sua presença seja notada. E se houver outras mulheres no evento, conecte-se e apoiem-se mutuamente, essas alianças podem fortalecer redes importantes”, completa a executiva, que com mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais, hoje é responsável pela expansão comercial da PinePR e por posicionar a agência como referência no mercado, garantindo a melhor experiência para os clientes.