Espetto Carioca inaugura em São Paulo e estuda expansão pelo mundo

Atuante no mercado de franquias desde 2012 e com um faturamento de R$ 68 milhões em 2017, a marca Espetto Carioca – rede de bares e restaurantes especializada em espettos – chega à cidade de São Paulo, no badalado bairro dos Jardins para inaugurar sua 31º unidade, um investimento de R$ 1,5 milhão. Com 27 lojas no Rio de Janeiro, três em São Paulo (Campinas, Piracicaba e Jardins) e uma em Minas Gerais (Juiz de Fora), a marca espera um aumento de 17% no faturamento em 2018 e prevê inaugurar 15 novas unidades. Com sua rede consolidada no mercado nacional, o Espetto Carioca já estuda expandir seus negócios para o exterior, mais precisamente as cidades de Orlando (Estados Unidos) e Lisboa (Portugal), com investimento de 300 mil dólares e 200 mil euros, respectivamente.  

O empresário Leandro Souza, fundador e presidente da rede, idealizou a empresa após uma temporada de estudo e trabalho nos Estados Unidos. Em 2008, quando a crise econômica mundial se alastrou e atingiu os americanos, Souza viu que era hora de voltar para o Brasil. Sete anos antes, o carioca filho de um porteiro e de uma empregada doméstica, morador do bairro de Anchieta, no subúrbio do Rio, decidiu tentar a sorte nos Estados Unidos. Por lá, entregou pizza, trabalhou levando alimentação em grandes empresas e atuou até como valet. Após se estabelecer e até comprar parte do negócio de valet onde trabalhava, foi realizar um sonho, o de ser piloto de avião. Se aprofundou no estudo da língua inglesa nas horas vagas e conseguiu tirar o brevê para aviões monomotores. 

Mas em 2008, vendo empresas fecharem e demissões acontecendo nos Estados Unidos, o jovem empreendedor juntou suas economias e resolveu voltar para o Brasil. Na cabeça, o desejo de abrir o próprio negócio. A ideia do Espetto Carioca surgiu após observar o sucesso que as barracas de churrasquinho fazem nas esquinas.

“Quando voltei dos Estados Unidos, após uma temporada de muito trabalho por lá, resolvi que deveria investir minhas economias na abertura do meu próprio negócio. Levei mais ou menos um ano para entender o que poderia abrir, o que seria o diferente naquele momento aqui no Brasil. Como eu gostava muito de churrasquinho, chamei dois amigos e tive a ideia! Por que não tirar esse espetto da rua e levar para um ambiente agradável e contemporâneo? Nosso intuito foi sofisticar o espetto!”, revela Souza, fundador e presidente da rede Espetto Carioca. 

No final de 2009, o empresário encontrou um ponto com grande potencial, no condomínio Barra Sul, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste carioca, onde o total de moradores atingia 20 mil pessoas. O sucesso foi imediato, a partir da primeira unidade, a marca começou a receber propostas de pessoas que queriam abrir novas unidades pela cidade. A segunda loja veio dois anos depois, e a terceira, em 2012. Vislumbrando o potencial desse nicho de mercado, Leandro Souza e os sócios começaram a estudar o mercado de franquias e contrataram uma empresa especializada na formatação de marcas em franquias. O estudo levou pouco mais de um ano para formatar o modelo de negócio do Espetto Carioca. Em 2012, a marca ingressou no sistema de franquias.   

Considerada uma das maiores redes de espettos do país, a marca possui em seu cardápio mais de 50 opções de espettos, que variam das carnes tradicionais, passando pelo corte premium, carnes exóticas, até os sabores vegetarianos e fritos. Mensalmente, são consumidos mais de 5.700 mil espettos em toda a rede. Outros 18 mil litros de chopp Heineken são vendidos, em média, ao longo de cada mês.

Facebook
Twitter
LinkedIn