Estratégia é determinante para o sucesso das vendas no e-commerce nesta Black Friday 2023

Por Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics*

A Black Friday é, sem dúvidas, um dos momentos mais aguardados pelos consumidores e pelo mercado varejista do Brasil. De acordo com um levantamento do Google, realizado em julho deste ano, 67% dos brasileiros pretendem fazer compras na data e 91% dos entrevistados devem usar os canais on-line para isso. Trata-se não só de um período lucrativo para o comércio e uma oportunidade para aproveitar descontos excepcionais, mas também o início oficial da temporada de compras para o Natal e o Ano Novo.

O dia 24 de novembro, data do evento este ano, exigirá que o e-commerce esteja preparado estrategicamente para que alcance o sucesso nas demandas. Cuidados com a definição de categorias dos produtos, estoques disponíveis e logística são aliados para garantir bons resultados e, além disso, temos que reforçar que os consumidores estão atentos aos prazos de entrega, segurança dos pontos de venda digitais  e qualidade dos produtos, valorizando a experiência ofertada por cada canal.

Diante disso, os vendedores devem fazer uma análise do contexto, da demanda, da oferta e da concorrência, adicionado a análise dos pontos fortes e oportunidades do seu negócio, identificando as necessidades de melhoria. É preciso ainda considerar, custos, rentabilidade e a capacidade do canal de vendas. Isso permitirá o foco em estratégias que maximizem os resultados do comércio on-line..

A qualidade do produto ofertado, outro fato muito relevante para atingir o sucesso, deve estar alinhada a satisfação do cliente. Escolher bons produtos é fundamental para o sucesso do negócio, principalmente durante eventos de grande movimentação. Compradores  satisfeitos são mais propensos a retornar para futuras compras.

Além disso, as redes sociais são poderosas aliadas na divulgação de ofertas e descontos. A criação de campanhas atrativas, o compartilhamento de depoimentos de clientes satisfeitos e a presença on-line ativa colaboram para alcançar um público ainda maior.

Pensando nisso, algumas dicas práticas que o comércio on-line deve adotar são:

1- Preparar o mix de produtos certo. Avaliar, inclusive, fatores como sazonalidade e época do ano;

2- Definir a categoria em que anunciará o produto. Isso ajudará a avaliar o mercado e os concorrentes, além de colaborar para novas oportunidades de vendas;

3- Os anúncios devem conter informações detalhadas e importantes sobre o produto e sobre a loja. A inclusão de palavras-chave podem aumentar o fluxo para o anúncio.

Mesmo com a aproximação da data e a concorrência forte diante de um mercado cada vez mais dinâmico, a estratégia adequada, baseada em dados, é uma aliada para garantir a rentabilidade e alta conversão de vendas aproveitando a oportunidade de alto volume que acontece na Black Friday. O preparo e as ações corretas para a data definirão o sucesso dos pontos de venda durante o principal evento para o e-commerce.

 

*Juliana Vital é Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics, plataforma que empodera os sellers com dados inteligentes. Publicitária, com pós-graduação em administração pela FGV, entrou no mundo digital logo no início da carreira, que tem mais de 19 anos. É especialista em growth strategy.

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