Fábrica de chocolate espera triplicar exportações em três anos

A Nugali, pioneira no Brasil na produção de chocolates com 70% e 80% de cacau, presente em 500 pontos de venda em todo o Brasil, planeja nos próximos três anos fazer com que as exportações representem 20% do seu faturamento.

As vendas para o exterior, iniciadas em 2014 para os Emirados Árabes, hoje equivalem a 6%. Atualmente a empresa exporta para Japão e Dubai, Nova York, Filadélfia e Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Segundo o diretor de produção da Nugali Chocolates, Ivan Blumenschein, o aumento das exportações se dará pela entrada em novos mercados e também pela intensificação das operações onde já está presente. “Há um cliente em mais um país com o qual as negociações estão bastante adiantadas, e em virtude dos novos desenvolvimentos esperamos gerar interesse em clientes de mais países”, afirma. “A Nugali continua expondo seus produtos nas principais feiras mundiais do segmento, pois acreditamos que existe bastante espaço para chocolates com um sabor unicamente brasileiro.”

Uma das únicas empresas brasileiras que produz o seu próprio chocolate em vez de comprar a massa pronta, mantendo os produtos da forma mais natural possível – sem adição de conservantes, corantes e aromatizantes –, a Nugali teve seus chocolates comparados recentemente pela revista americana Confectionery News a marcas internacionais como Lindt e Godiva.

Feitos a partir de um blend selecionado de cacaus e somente com a mais pura manteiga de cacau, os chocolates Nugali são fabricados como fazem apenas os mais tradicionais chocolatiers belgas e suíços. A empresa utiliza há 10 anos o cacau plantado no Sul da Bahia, cultivado à sombra de árvores nativas da Mata Atlântica, em harmonia com o ecossistema local.

Denominado Cabruca, este sistema agroflorestal é utilizado há décadas na região e tem sido responsável pela preservação de grandes áreas de Mata Atlântica na Bahia. Em 2015, uma das novidades da Nugali é o chocolate Cacau em Flor com Açaí, que contém 70% de cacau.

O açaí, estrela do novo produto, é cultivado na Amazônia, em maioria por populações ribeirinhas que fazem a coleta de forma extrativista, em sintonia com a floresta e de forma socialmente sustentável. No fim de 2015, a empresa lançou algumas novidades no mercado. Uma delas foi o Ballotin de Natal, com uma embalagem especial de 12 bombons com ingredientes naturais e frutas de verdade em seus recheios.

Decorados artesanalmente, os produtos, inteiramente livres de glúten, são oferecidos nos sabores: creme de pistache, ganache de café, cranberry, tartette de avelã, terrine de nozes e caramelo. Outra foi a caixa Nuances, com 40 minitabletes de 5 gramas cada, ideais para degustação, em diferentes formulações: Ao Leite 45% cacau, Amargo 70% cacau, Cacau em Flor 70% e Serra do Conduru 80%. Mas a grande sensação foi o relançamento do Glückskäfer (joaninhas de chocolate ao leite).

Em alemão, Glückskäfer significa “besouro da sorte”, um dos nomes que a joaninha recebe no velho continente, onde ela é considerada símbolo de boa sorte e felicidade. Para 2016, a Nugali espera ampliar sua produção em 20%, chegando ao total de 140 toneladas de chocolate voltados aos públicos A e B.

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