Somente em 2024, a foodtech teve um incremento de 70% no faturamento anual e alcança a marca de 120 mil clientes
Após alcançar o breakeven, a Raízs, foodtech líder no segmento de alimentação saudável, continua em ascensão. A empresa apresenta crescimento anual de 70%, com o EBITDA três vezes maior que a média do varejo alimentar. A expansão foi resultado de ações como o lançamento do aplicativo próprio da marca, que, em seu primeiro mês de operação, já representa um terço da receita total. Além disso, a companhia também aumentou o portfólio com a inclusão de aproximadamente 2 mil novos itens na linha de Mercearia Saudável para cerca de 120 mil clientes registrados na base. Esses fatores reafirmam a posição de referência do player em impacto social.
“Na contramão de um mercado que busca resultados rápidos e altos investimentos, a jornada da Raízs é guiada pelo compromisso profundo com a transformação sustentável. A mudança de comportamento em direção a alimentação saudável exige tempo e esforço. Ao focar na conscientização e na qualidade de vida, não apenas para nossos consumidores, mas para toda a sociedade e no ecossistema de inovação, somos uma das maiores startups do setor 2.5 – com atuação 100% ancorada em gerar melhorias na qualidade de vida das pessoas. Juntos, estamos construindo um futuro onde a alimentação consciente e a valorização do produtor se torna a norma. Continuamos confiantes na construção e no impacto positivo que a nossa marca vem gerando ao longo dessa última década ”, explica Tomás Abrahão, fundador e CEO da Raízs.
De acordo com a empresa canadense Technavio, o mercado global de alimentos voltados para saúde e bem-estar deve crescer US$ 452,93 milhões até 2027. Com taxa de crescimento anual projetada de 8,5% para esse período, essas categorias se destacam como uma das mais promissoras. No Brasil, a perspectiva é ainda mais otimista: conforme dados da Euromonitor International, esse segmento deve apresentar um crescimento anual de 27% até 2025. “No contexto em que estamos inseridos, sabemos que essa transformação vem com o tempo. Qualquer mudança de comportamento e padrão de consumo demanda muito esforço. O ponto é conseguir operar essa mudança de forma saudável, tanto para a companhia, quanto para o consumidor, e sempre tivemos esse papel central de conscientização”, enfatiza Tomás.
Sobre as novidades nos produtos, além do portfólio de Frescos, em que a marca é líder no segmento de orgânicos, cerca de 2 mil novos itens entraram na vertical de Mercearia Saudável neste ano, ampliando o foco em várias categorias, como: Bebidas Saudáveis, Veggie & Plant/Based, Suplementos, Sem Glúten, Sem Lactose, Pães, Laticínios, Carnes, etc. “Temos um time de especialistas que está em contato diário com as novidades do mercado, novas marcas e produtores, garantindo complemento de portfólio constante. Não abrimos mão de ter uma base dos produtos que não oferecemos aos nossos clientes, assim como alguns tipos de ingredientes, comprovando o compromisso com a saúde dos consumidores e também com os produtores.
A foodtech, que também tem compromisso com a qualidade dos artigos comercializados, conta com aproximadamente 1.500 famílias de produtores, impactando diretamente cerca de 7.500 pessoas do Rio Grande do Sul à Amazônia. Para a operação, por sua vez, a Raízs possui cerca de 250 colaboradores se consolidando como referência em impacto social na América Latina,
“Como uma empresa que vem crescendo em mais de 70% ano a ano com EBITDA de três vezes o do varejo alimentar, para 2025, o objetivo é seguir ampliando geração de caixa e a nossa presença no mercado, aumentando ainda mais o nosso raio de atuação, oferecendo produtos de qualidade e que atendam às necessidades de nossos clientes”, finaliza o empreendedor.