Franchising na Região Sul cresce 8% no 3º Tri de 2019

Segundo o mais recente balanço da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o mercado de franquias na Região Sul faturou R$ 7,6 bilhões no terceiro trimestre de 2019. Esses números representam um aumento de 8% no faturamento da Região em relação ao mesmo período do ano anterior.

O mercado sulista expandiu em 19% o número de redes, atingindo o patamar de 954 marcas operando na Região. Além disso, o Sul cresceu 10% em número de unidades, com 16.877 operações de franquias. “As redes estão buscando cada vez mais eficiência e qualidade para atender os clientes e superar as instabilidades econômicas do País. Esses números provam que o Sul fez o dever de casa e tem uma grande importância no sistema de franquias brasileiro. Temos muitas oportunidades de crescimento”, destaca o diretor da Regional Sul da ABF, Antonio Carlos Diel.

A maioria das redes sulistas atua nos mercados de Alimentação (26,3%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (18,7%) e Serviços Educacionais (12,4%). Os dados revelam que o franchising na Região segue avançando em linha com o mercado nacional.

Com sua economia forte, todos os estados da Região Sul são importantes e têm potencial para crescer ainda mais nos próximos anos. “Sentimos o impacto do cenário econômico atual, como ocorreu em todo o País, mas temos muitos municípios que possuem estrutura para receber grandes marcas e expandir suas unidades. O Sul é uma região com excelentes oportunidades para os diversos segmentos de franquias e é perceptível que o movimento do franchising para o interior se tornou mais intenso, chegando a cidades com menos de 50 mil habitantes. Várias cidades do interior se desenvolveram muito, formando um novo mercado potencial”, conclui Diel.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 174 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor.
O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

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