Segundo o mais recente balanço da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o mercado de franquias na Região Sul faturou R$ 7,6 bilhões no terceiro trimestre de 2019. Esses números representam um aumento de 8% no faturamento da Região em relação ao mesmo período do ano anterior.
O mercado sulista expandiu em 19% o número de redes, atingindo o patamar de 954 marcas operando na Região. Além disso, o Sul cresceu 10% em número de unidades, com 16.877 operações de franquias. “As redes estão buscando cada vez mais eficiência e qualidade para atender os clientes e superar as instabilidades econômicas do País. Esses números provam que o Sul fez o dever de casa e tem uma grande importância no sistema de franquias brasileiro. Temos muitas oportunidades de crescimento”, destaca o diretor da Regional Sul da ABF, Antonio Carlos Diel.
A maioria das redes sulistas atua nos mercados de Alimentação (26,3%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (18,7%) e Serviços Educacionais (12,4%). Os dados revelam que o franchising na Região segue avançando em linha com o mercado nacional.
Com sua economia forte, todos os estados da Região Sul são importantes e têm potencial para crescer ainda mais nos próximos anos. “Sentimos o impacto do cenário econômico atual, como ocorreu em todo o País, mas temos muitos municípios que possuem estrutura para receber grandes marcas e expandir suas unidades. O Sul é uma região com excelentes oportunidades para os diversos segmentos de franquias e é perceptível que o movimento do franchising para o interior se tornou mais intenso, chegando a cidades com menos de 50 mil habitantes. Várias cidades do interior se desenvolveram muito, formando um novo mercado potencial”, conclui Diel.
Sobre a ABF