Há alguns dias, a rede MicroPro Desenvolvimento Profissional e Comportamental realizou seu tradicional evento anual, com duração de um dia, no qual toda a rede é reunida em um hotel para um Summit: é o momento de serem apresentados o planejamento para o próximo ano, algumas mudanças conceituais que são necessárias para a atualização da marca, campanha de Marketing e outros assuntos operacionais para o ano.
O ponto alto do evento deste ano, entretanto, foi a hora de contar boas histórias. É neste momento que Fábio Affonso, franqueador, comunica a inclusão de novos franqueados na rede, premia outros e congrega a empresa. “Na verdade, os franqueados que foram incluídos já são bastante conhecidos da rede, porque são funcionários que se tornaram franqueados. A maioria deles já trabalhou em mais de uma unidade MicroPro e faz parte da marca há bastante tempo, então, conhece todos colaboradores e franqueados da marca”, comenta o franqueador.
A MicroPro é a maior rede de franqueadora de desenvolvimento profissional e comportamental do Brasil. A marca está crescendo, em número de franqueados, de uma maneira bastante curiosa. Os franqueadores, Fábio Affonso e Anderson Siqueira, têm uma rede de 38 escolas de desenvolvimento profissional e comportamental. Delas, 5 são próprias e 33 são franqueadas. “Agora são franqueadas, porque eram quase todas próprias até bem pouco tempo atrás. Começamos a franquear para nossos próprios funcionários e aos poucos. Alguns deles tornaram-se nossos sócios-franqueados nas unidades próprias, comprando um percentual da unidade. Outros conseguiram, com recursos próprios e investidores, adquirir a unidade toda, tornando-se franqueados sem a necessidade de associarem a nós. Existe até um caso curioso, de uma funcionária que tornou-se sócia de um franqueado nosso e, agora, também é franqueada! Assim, fomos vendendo as unidades franqueadas para quem já conhece o negócio, sabe operá-lo, tem amor à marca e está tão integrado a ela que possui o perfil ideal para compor o quadro de franqueados que desejamos”, relembra Affonso.
E, justamente no Summit 2020, Affonso e Siqueira apresentaram 13 ex-funcionários que são atuais franqueados de 14 escolas (alguns com duas escolas), das cidades de Limeira, Itapetininga, Campinas, São Paulo (capital, bairro da Penha), Matão, Indaituba, Itu, Votorantim, Sorocaba, Salto, Sumaré, Bauru, Jacareí, Hortolândia. “Foi muito emocionante levar todas essas pessoas ao palco e permitir que elas falassem, livremente, sobre suas conquistas. Havia funcionários de 12 anos de rede, que agora são franqueados. Ninguém está conosco há menos de quatro, cinco anos, e podemos dizer que construímos uma rede franqueada sólida, com valores muito próximos ao da franqueadora e que, certamente, fará o impossível para que a marca avance.
A vantagem de expandir com equipe interna
Quando uma franqueadora tem condições de financiar a expansão para seus próprios funcionários, ela ganha, em muitas frentes. Primeiro, porque o colaborador já conhece bem a empresa, sua estrutura, a forma de trabalho e o conceito do negócio. Depois, porque a seleção de franqueados fica muito mais simples. “Se pensarmos na trajetória do nosso franqueado Fernando Felizardo, de Limeira, conseguimos ilustrar bem a importância de valorizar os bons colaboradores. Em 2009, ele começou como Operador de Telemarketing, em nossa empresa. Rapidamente, tornou-se Orientador Comercial. Por seu bom desempenho, foi convidado a assumir uma Regional, em nossa Holding, passando depois a Gerente Comercial Nacional. Há dois anos, foi convidado a ser Diretor da escola de Limeira e, agora, é nosso franqueado. Há 11 anos, mantém uma história de sucesso na MicroPro e conhece toda a estrutura e operação. Certamente, será um excelente franqueado”, explica Affonso.
Assim como ele, a MicroPro tem outras histórias para contar (veja resumos no quadro, abaixo) e se orgulha delas. “Descobrir e reter talentos não é uma tarefa fácil, mas somos uma empresa de desenvolvimento de pessoas, afinal. E se não conseguíssemos colocar em prática o que ensinamos, seríamos um engodo”, pontua o franqueador.
Expansão também está aberta a investidores de fora da rede
A MicroPro Desenvolvimento Profissional e Comportamental está iniciando seu processo de expansão também para investidores de fora da rede. “Em 2019, revimos processos de formatação da marca e deixamos a empresa pronta para a expansão. Desejamos expandir de forma concêntrica, temos forte atuação no interior de São Paulo e sabemos que o suporte total ao franqueado poderá ser oferecido conforme a proximidade com a franqueadora. Assim, a capital paulista, o interior e a região metropolitana de São Paulo e algumas cidades do Sudeste e do Sul são prioritárias para a marca”, explica o franqueador.
Numa unidade MicroPro, investem-se entre R$ 89 mil e R$ R$ 109 mil, o que torna a marca uma microfranquia. O franqueado MicroPro tem à disposição uma equipe profissional de peso. São consultores de campo, equipe técnica para suporte, desenvolvedores de serviços e produtos pedagógicos, profissionais de Marketing, departamento Jurídico e Financeiro e outros membros da franqueadora disponíveis para o suporte completo ao franqueado, de modo que ele opere com profissionalismo e segurança. “O mesmo cuidado que temos com nossas operações próprias transferimos às unidades franqueadas, porque desejamos ter uma rede comprometida, estável e com alto rendimento”, planeja o franqueador.