Com marca e posicionamento renovados, a companhia destinou mais de R$ 1 milhão no rebranding
Com mais de 25 anos de história no segmento de saúde, a Funcional Health Tech agora passa a se chamar Funcional. A nova identidade visual reflete sua evolução como empresa mais conectada, tecnológica e próxima das pessoas, reafirmando sua vocação de integrar dados, inovação e cuidado em saúde.
O rebranding está inserido em um plano maior de transformação, que envolveu a reestruturação da gestão da companhia e investimentos consistentes em tecnologia. Somente no segundo semestre, foram destinados R$12 milhões para reforçar a performance das aplicações, incorporar inovações demandadas pelo novo cenário de saúde no Brasil e ampliar ainda mais a segurança das operações. Hoje, a Funcional realiza cerca de 18 milhões de transações por ano e está conectada a 58 mil farmácias em todos os estados do país, consolidando-se como o maior ecossistema integrado de saúde do país, conectando ainda a indústria farmacêutica, distribuidores e operadoras de saúde.
Com mais de R$1 milhão investidos no processo de reposicionamento da marca – iniciado pela agência Ana Couto e concluído pela Marcas com Sal -, o projeto vai além da mudança estética: traduz o foco no core business e a reorganização estratégica após sucessivos M&As (Fidelize em 2018, Prospera e Strategy em 2020, bCare em 2017, Pedbot em 2023 e BFlex em 2024). A novidade também contempla a expansão da plataforma de Benefício Farmácia, modalidade em que a Funcional é líder de mercado, além de um revamp nos Programas de Benefício Medicamento (PBM), que passarão a atender mais de 3 milhões de beneficiários em todo o Brasil.
“Evoluímos com essas aquisições, e o rebranding vem para traduzir visualmente o que a empresa se tornou. Estamos mais concentrados no propósito, com uma liderança renovada e estruturas redesenhadas para dar mais agilidade e eficiência ao negócio. A nova marca traduz a transformação que estamos passando, repactuando nosso compromisso com clientes, parceiros e beneficiários”, afirma Marília Rocca (foto em destaque), CEO da Funcional, que assumiu o cargo em dezembro de 2024 e liderou a reestruturação da companhia.
De acordo com a executiva, o rebranding realinha a empresa às tendências estruturais do setor de saúde. Uma delas é o envelhecimento acelerado da população brasileira. Projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em 2046, pessoas com 60 anos ou mais vão ser a maior fatia populacional do país, chegando a 28%, ampliando a necessidade de cuidados contínuos e acompanhamento de doenças crônicas.
A hipertensão arterial, por exemplo, já acomete aproximadamente 28% dos adultos, mas apenas três em cada dez seguem corretamente as orientações médicas, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A baixa adesão a terapias de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) é a principal responsável por mortes no país, correspondendo a 54,7% dos óbitos em 2019, segundo o Ministério da Saúde.
“O Brasil está entre os países com o ritmo de envelhecimento populacional mais acelerado do mundo. Esse cenário trará desafios e oportunidades para a economia, a saúde e as políticas públicas, além de aumentar a sinistralidade do setor. A Funcional se posiciona como ponte entre o presente e o futuro da saúde, conectando tecnologia e humanidade para tornar a jornada de cuidado mais simples e eficiente. Por isso, era fundamental traduzir essa conexão entre as tendências de mercado e a cultura da empresa. Acreditamos que o acesso à saúde transforma não só esse cuidado, mas a vida das pessoas”, afirma Marília.
Nova identidade reforça os compromissos
A identidade visual apresenta um símbolo gráfico inédito, inspirado em formas orgânicas e contínuas que representam fluidez, conectividade e movimento. A tipografia foi atualizada para uma fonte mais moderna e sólida, enquanto a expressão “health tech” foi removida, reforçando a confiança e protagonismo do nome “Funcional”. A paleta de cores passa a ter o verde escuro e amarelo claro como base, transmitindo maturidade, proximidade e brasilidade.
“Tudo foi pensado para ser mais versátil e legível, facilitando o uso em ambientes digitais, físicos, institucionais e promocionais. E mais do que um novo logo, trata-se da ponta do iceberg de uma reorganização interna, que conecta dados, insights e soluções para transformar e evoluir o mercado de saúde. Essa nova fase reflete nosso compromisso em tornar a saúde mais funcional, acessível e integrada”, finaliza Renato Fonseca, Diretor de Marketing, Dados e Pesquisa da Funcional.



