Loyalme cria solução de tecnologia com personalização avançada e Inteligência Preditiva
O mercado de gamificação terá um crescimento anual de 27,99% entre 2023 e 2032, chegando a US$ 116,68 bilhões, conforme dados da Precedence Research. Para Nara Iachan (foto em destaque), CMO e cofundadora da Loyalme, startup que nasceu dentro da Cuponeria para oferecer soluções de fidelização, esse recurso é uma forma poderosa para envolver clientes e impulsionar as vendas e crescimento das organizações. A ferramenta envolve um conjunto de ações para atingir uma determinada meta e premia o público-alvo após as tarefas serem completadas até proporcionar gratificação para gerar engajamento.
Um exemplo de setor que vem “surfando essa onda” são os bancos e fintechs. De acordo com a startup, grandes bancos de todo o país têm investido no gamification personalizado com o objetivo de reter clientes. Só para se ter uma ideia, de acordo com o Banco Central, no Brasil já são mais de 188 milhões de pessoas que ingressaram no sistema financeiro do país e se conectam com essas instituições todos os dias.
“O gamification é um aliado importante para bonificar qualquer tipo de usuário que precisa de um incentivo a mais para finalizar tarefas do cotidiano ou bater metas. Essas campanhas de incentivo podem ser aplicadas a diferentes mercados, e estamos animados com os resultados que tivemos em 2023 com nossos parceiros e planejamos continuar desenvolvendo esse produto em 2024”, aponta Nara Iachan.
A CMO da Loyalme aponta os principais benefícios que bancos possuem ao usar o gamification para fidelizar clientes. Veja a seguir:
1. Lealdade e Retenção
Ao oferecer recompensas e incentivos por meio de programas de gamificação, os bancos podem aumentar a lealdade do cliente. Quando as pessoas se sentem valorizadas e recompensadas, são mais propensas a retornar e continuar comprando.
2. Coleta de Dados e Feedback
As soluções de gamificação muitas vezes incorporam mecanismos para coletar dados e feedback dos usuários. Isso fornece insights valiosos sobre o comportamento do cliente e as preferências, permitindo que as empresas ajustem suas estratégias de forma mais eficaz.
3. Diferenciação Competitiva
Com tantos bancos no mercado, as instituições financeiras estão constantemente procurando maneiras de se destacar. A gamificação oferece uma oportunidade única de diferenciar a marca, proporcionando experiências únicas e memoráveis que os concorrentes podem não oferecer.
“Investir em gamificação não é apenas uma tendência, mas sim uma ferramenta poderosa para bancos que buscam se destacar e conquistar clientes leais. Ao adotar abordagens criativas e envolventes, eles podem transformar a maneira como interagem com seus clientes, impulsionando o crescimento e o sucesso a longo prazo”, finaliza a executiva.