Hero image vai te banir do Google?

Por Andrea Miranda, cofundadora e CEO da STANDOUT*

Há tempos, já sabemos que as hero images são um apoio fundamental para o shopper decidir suas compras nos e-commerces e marketplaces. Com a ampla gama de variações de cada produto à venda nos comércios digitais, a hero image é aquela imagem que vale mais que mil palavras: traz consigo a imagem do produto, explicita o tipo, a cor ou o volume de uma maneira muito rápida e eficiente para que o shopper, já decidido por um produto, defina qual variante vai colocar no seu carrinho. A hero image tem relação direta com o aumento nas vendas e na diminuição da devolução.

Alguns varejos digitais, porém, receberam uma informação conflitante com essa, de que Google está punindo e banindo  quem usa hero images. Por isso, é importante esclarecer:  você que tem um varejo, não pode usar hero images no seu e-commerce???

Claro que pode! Se estiver preocupado em facilitar a jornada do seu shopper não só pode como deve! Mas e o Google?

Ocorre que o Google tem uma plataforma chamada Google Merchant Center, na qual uma plataforma de e-commerce pode adicionar seus produtos para aparecer gratuitamente em buscas nos sites e apps do Google. Para que isso ocorra, a inclusão deve ser feita respeitando uma série de regras do Google, e no que tange à imagem principal ou às imagens secundárias, devem ser respeitados os parâmetros de peso, borda, proporção e cor de fundo, por exemplo. Para mais detalhes clique aqui.

Mas até aí nenhum impedimento.

O que ocorre é que muitas plataformas de e-commerce tem um facilitador que envia os produtos do comércio digital automaticamente para o Google Merchant Center. E é aí que começa o mal-entendido.

De um lado, temos os e-commerces querendo usar hero images para vender mais; de outro uma das regras do Google Merchant Center, que diz que a imagem principal deve ser desprovida de selos (…”não use imagens com elementos promocionais, qualquer sobreposição, como marcas d’água, nomes de marcas ou logotipos”…). E de outro lado a plataforma fazendo publicação automática disso tudo, ou seja, pegando as hero images e enviando-as como imagem principal para o Google Merchant Center, que vai interpretar por exemplo, a milimetragem da hero image como uma imagem sobreposta.

Percebe que uma coisa não ajuda a outra?

O Google faz uma varredura automatizada, e que não considera a diferença entre uma hero image e um balão de “20% off”.

Tá bom, mas qual a solução? Eu não conheço a fundo todas as integrações de todas as plataformas de e-commerce com Google Merchant Center, mas é o tipo de coisa que se resolveria muito fácil nessa integração, configurando para que as hero images não fossem enviadas como imagem principal e sim como imagem secundária.

Mas se isso depender de uma configuração que pode ou não estar disponível, tem outra solução?

A sugestão é sempre manter a hero image em primeiro lugar no e-commerce, porque isso vai apoiá-lo a vender mais e fazer esse envio para o Google Merchant Center de forma personalizada, trocando a ordem das imagens para que o GMC não reclame.

Para os varejos digitais nos quais o envio não automático está fora de questão, a sugestão é manter as hero images pelo menos como segunda imagem no e-commerce, assim quando ela for enviada não haverá problema.

E apenas para reforçar: a existência de hero images no e-commerce só vai fazer você vender mais, não vai te banir do Google, ok?

*Andrea Miranda é Cientista de Computação, com mais de 30 anos de experiência em TI aplicada ao marketing digital e publicidade. Além disso, é cofundadora e CEO da STANDOUT, martech referência em trade marketing digital e auxilia marcas e indústrias a falarem diretamente com os seus públicos no último ponto de contato digital, que é a página de produtos dos e-commerces. Andrea é reconhecida como Winning Women’21 pela EY e também Top 3 no Empreendedorismo Feminino pela 100 Open Startups.

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