I Congresso Nacional de Empreendedorismo e Empregabilidade da Juventude Negra

I Congresso Nacional de Empreendedorismo e Empregabilidade da Juventude Negra acontece nos dias 13, 14 e 15 de julho, ao vivo, online e gratuito.

Palestrantes confirmados
Vitor Martins (Diversity & Inclusion Specialist), Wellington Vitorino (Founder & CEO Instituto Four), Débora Venâncio (Sócia da Macambira Sociocultural), Dirlene Silva (economista), Alê Santos (Escritor afrofuturista e Podcaster), Felipe Gonzalez (Youth Innovation Specialist, Unicef Brasil/1 MiO) e Zé Roberto (atleta, ex-jogador de futebol), entre outros.
A FUNAFRO
A FUNAFRO – Fundação Instituto de Negócios e Afroempreendedorismo, o NURAP – Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social e o 1MiO apresentam I Congresso Nacional de Empreendedorismo e Empregabilidade da Juventude Negra, que acontece nos dias 13, 14 e 15 de julho, das 9h às 12h.
“Acreditamos que compartilhando histórias e trazendo novas perspectivas, conseguiremos incentivar os jovens a saírem da invisibilidade. Tenho certeza de que a partir do congresso, eles poderão sonhar com novas possibilidades de trabalho, pois o conteúdo será de grande aprendizagem, principalmente, e o mais importante, poderão colocar na prática tudo que verão nos três dias de imersão absoluta”, explica Marilene Lima, presidente da FUNAFRO e a idealizadora do congresso.
O evento é totalmente gratuito, 100% digital e será transmitido ao vivo, pelo Youtube e simultaneamente pelo Facebook da instituição e conta com 15 palestrantes, são eles: Vitor Martins (Diversity & Inclusion Specialist), Wellington Vitorino (Founder & CEO Instituto Four), Débora Venâncio (Sócia da Macambira Sociocultural), Dirlene Silva (economista), Alê Santos (Escritor Afrofuturista e Podcaster), Felipe Gonzalez (Youth Innovation Specialist, Unicef Brasil/1Mio), Zé Roberto (atleta, ex-jogador de futebol), Claúdio Oliveira (Social Responsibility) Juliane Lourenço (Consultora de RH e Gestão de Pessoas e Docente), Moisés Carvalho (Sócio da Brazza Hamburgueria Artesanal), Ricardo Candiota (professor da Clínica do Atleta), Pablo Juan (Head of Technology & Digital Platforms da Ness Health, Forbes Black Innovators), Ary Scapin (Gerente de Projetos da Adesampa), Simone Lopes (Gestora do CIEE de Guarulhos e Mogi das Cruzes) e Uillian Campos (Sócio da TDL).
“A iniciativa 1 Milhão de Oportunidades trata-se da maior articulação pelas juventudes do Brasil. É uma coalizão de esforços de diversos setores da sociedade que visam fomentar a participação cidadã. Nossa expectativa é enfrentar o desafio da empregabilidade e da desigualdade no Brasil a partir da criação de oportunidades para os jovens em situação de vulnerabilidade”, explica Felipe Gonzalez, Youth Innovation Specialist, Unicef Brasil/1MiO .
No evento, haverá o quadro de revelação de novos talentos, com jovens de 15 estados brasileiros que fazem a diferença em seus territórios por meio do empreendedorismo, academia ou comunidade que atua. Além da premiação para o “Jovem Empreendedor”, “Jovem Liderança” e para a “Empresa Top Contratação”, do ano de 2021 .
“Em 44 anos da minha existência, resistência e medos esta é a primeira vez que de fato me sinto viva com segurança. O Congresso será para mim o despertar de um suspiro preso por muitos anos. A importância dele é saber que muitos jovens não vão precisar esperar tanto para falar! A parceria do NURAP com a FUNAFRO nos torna mais fortes. Nos vejo unindo existências, resistências e medos para melhor abraçarmos as dificuldades dos nossos irmãos e irmãs. Nossas experiências serão multiplicadas e assim chegaremos com mais força aos que precisam”, explica Ágata Dourado, Coordenadora de Práticas Pedagógicas do NURAP.
PROGRAMAÇÃO:
1º dia – 13 de julho, terça-feira
Mestre de cerimônia: Rakeche Nascimento, jornalista
9h – Boas-vindas com Marilene Lima, fundadora e presidente da FUNAFRO, Ágata Dourado Coordenadora do Núcleo Pedagógico do NURAP e Marco Davi, Consultor da UNICEF para a iniciativa 1MiO
9h15 – Abertura c/ o Governo de São Paulo
9h30 – Apresentação de 15 jovens, 1 de cada estado brasileiro, no quadro “Perspectiva para o Futuro – Faço parte da Mudança e o Futuro Espera por Mim”
10h50 – Intervalo
10h55 – Uma palavra de conforto c/ a Psicóloga Elizabete Santos – Um Viva para a Vida!
11h05 – Painel 1: Primeiro Emprego
Tema: “Case de Sucesso de um eterno jovem aprendiz”, Claúdio Oliveira, Social Responsibility
Tema: “Liderança e Inclusão Social nas Empresas”, Vitor Martins, Diversity & Inclusion Specialist
Tema: “Eu, estagiário”, Simone Lopes, Gestora CIEE de Guarulhos e Mogi das Cruzes
12h – Encerramento do evento
2º dia – 14 de julho, quarta-feira
Mestre de Cerimônia: Rhamon Rosa, repórter e palestrante
9h – Cerimonial
9h05 – Comunidade da 1Mio
9h20 – Painel 2: Empreendedorismo na Juventude
Tema: “Autoliderança e alta performance”, Juliane Lourenço, Consultora de RH e Ge

stão de Pessoas e Docente
Tema: “Protagonismo na Carreira”, Wellington Vitorino, CEO do Instituto Four
Tema: “Negócios de Sucesso”, Moises Carvalho, Sócio da Brazza Hamburgueria Artesanal
10h20 – Intervalo
10h25 – Jaque Battista – Excel é Top!!
10h30 – Painel 3: A importância da Formação Educacional
Tema: “O que é uma educação antirracista”, Débora Venâncio, Sócia da Macambira Sociocultural
Tema: “Como alcançar a alta performance no esporte”, Ricardo Candiota, Personal Trainer de Atletas da Clínica do Atleta
Tema: “Pretos e Dinheiro não são rivais, Dirlene Silva, economista, educadora e TopVoice Linkedin;
11h30 – Sala de Debate
12h – Encerramento do evento
3º dia – 15 de julho, quinta-feira
Mestre de Cerimônia: Rhamon Rosa, repórter e palestrante
9h – Cerimonial
9h10 – Painel 4: Tecnologias e Inovação
Tema: “Inovação tecnológica na Saúde”, Pablo Juan – Head of Technology & Digital Platforms da Ness Health
Tema: “Afro Identidade Racial”, Alê Santos, Escritor afrofuturista e Podcaster
Tema: “Inovação nos Negócios Através do Uso da Tecnologia”, Ary Scapin – Gerente de Projetos da Adesampa
10h10 – Intervalo
10h20 – Painel 5: Oportunidades de Carreiras e Debate
Tema: “Revelando Talentos da Periferia”, Zé Roberto, atleta, ex-jogador de futebol
Tema: “O Futuro do Mercado de Trabalho”, Uilian Campos, Sócio da TDL Comércio Internacional
Tema: 1 Milhão de Oportunidades, Felipe Gonzalez, Youth Innovation Specialist da Unicef Brasil/1Mio
11h20 – Entrega da premiação para o “Jovem Empreendedor”, “Jovem Liderança” e para a “Empresa Top Contratação” do ano de 2021
11:30 – Networking
12h – Encerramento do evento
O I Congresso Nacional de Empreendedorismo e Empregabilidade da Juventude Negra tem apoio institucional do Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e AdeSampa.

SERVIÇO

Evento: I Congresso Nacional de Empreendedorismo e Empregabilidade da Juventude Negra
Ingresso: Gratuito
Dias: 13 (terça), 14 (quarta) e 15 (quinta) de julho
Horário: 9h às 12h
Onde: Transmissão online pelo Youtube.

Inscrição: Gratuito via plataforma Sympla ( I Congresso Nacional de Empreendedorismo e Empregabilidade da Juventude Negra | Online – Sympla )

Sobre a FUNAFRO 

Criada pelos executivos Marilene Lima, cofundadora e presidente, Paulo Gonçalves, cofundador e diretor de operações e Joaquim Xavier, cofundador e diretor de novos negócios com intuito de capacitar e desenvolver afroempreendedores por meio do uso de ferramentas de gestão administrativas, finanças, plano de negócios, planejamento estratégico, gestão por processos e marketing, automatização de seus negócios para transformar as perversas estatísticas de maior informalidade da mulher negra, baixa lucratividade dos negócios gerenciados por afrodescendentes, dentre outras com metodologia exclusiva através de suas oficinas, workshops, seminários e eventos. Além disso, a FUNAFRO cria programas de fomento aos negócios para seus quatro pilares: mulheres negras, melhor idade, tecnologia e jovens.

Sobre o NURAP 

Designado a acolher e desenvolver pessoas pertencentes às classes minorizadas, nasce em 22 de janeiro de 1987 o Nurap (Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social), fundado pelo Rotary Club Brooklin e Rotary Club Morumbi, com o princípio de incluir pessoas às oportunidades efetivas na sociedade. Desde meados de agosto de 2019, o NURAP decidiu se juntar oficialmente ao plano de ação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) onde atualmente, já contemplava 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e luta diariamente para fazer parte para a contribuição de todos até o fim desta agenda. Agora, sendo efetivamente parte do Pacto Global da ONU em 2021, o NURAP se responsabiliza ainda mais pelo apoio aos objetivos estabelecidos e busca atingir ainda maiores avanços com o cumprimento dos pontos estabelecidos pela agenda.

Dessa forma, mantendo uma visão progressista e contribuinte ao alcançado até agora. Atendendo de forma totalmente gratuita, no NURAP, são desenvolvidos projetos e programas que fomentem a promoção humana de acordo com a necessidade da população, a ampliação dos direitos da sociedade e principalmente da querência em atender a uma demanda reprimida. Em nossa história, mais de 34.000 pessoas já fizeram parte dos nossos projetos e programas.

Sobre 1MiO 

O 1MiO, apelido carinhoso do projeto, 1 Milhão de Oportunidades, trata-se da maior articulação para juventude no Brasil. A iniciativa é parte das diretrizes das Nações Unidas e tem apoio do UNICEF no Brasil, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) e de mais de 60 outros parceiros da sociedade civil e instituições públicas ou privadas, além de pessoas e coletivos engajados em criar oportunidades de: educação de qualidade, conectividade, formação de competências digitais e participação cidadã̃, capacitação profissional e acesso ao mundo do trabalho nas categorias de aprendiz, estágio e emprego DECENTE para adolescentes e jovens (14 a 24 anos) em situação de vulnerabilidade. O destaque da palavra DECENTE não é aleatório.

Trabalho decente é um conceito formalizado mundialmente pela OIT em 1999 e sintetiza a missão histórica da luta por direitos humanos. Trabalho decente pressupõe uma série de oportunidades para que homens e mulheres tenham acesso a trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.

Na prática, o 1MiO promove uma coalizão entre empresas, representantes de setores produtivos e governamentais, instituições de ensino, representantes da sociedade civil, coletivos de periferias e comunidades, jovens voluntários dos programas do UNICEF e, ainda, cidadãos individualmente comprometidos com a inclusão socioprodutiva de jovens em situação de vulnerabilidade. A proposta contempla, em seu âmago, o fortalecimento das vozes da juventude e fomenta a autonomia e liberdade para que os jovens mobilizem seus próprios territórios. Trocas de conhecimento entre si e com diferentes setores da sociedade fazem parte da estratégia de mobilização do 1MiO. A ideia é canalizar esforços, promover encontros e parcerias e, assim, mudar toda uma geração.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn