IA no mercado de prospecção: até que ponto a tecnologia realmente ajuda

Especialista aponta que por mais que a solução esteja em ascensão, aspecto humano ainda deve protagonizar setor

Atualmente, o mundo vive na era da Inteligência Artificial (IA). Estudo recente da Randstad aponta que mais de 60% das empresas ao redor do mundo aumentaram seus investimentos nessa tecnologia, sendo que 30% dos empregadores veem que este tipo de solução impulsiona a capacidade de escalar negócios. Contudo, focando no segmento de prospecção e vendas, a IA realmente deve ser a tônica ou o aspecto humano seria mais importante?

De acordo com Lucas Lanzoni (foto em destaque), especialista de Marketing da Meetz, startup que oferece soluções de prospecção e sales engagement de ponta a ponta para negócios B2B, a segunda opção é a mais adequada. Por mais que acredite na importância da Inteligência Artificial para os negócios, o executivo acredita que a tecnologia não é capaz de realizar certas tarefas cruciais para o segmento. “A empatia e a criatividade, por exemplo, são habilidades fundamentais ao ser humano que a tecnologia tem dificuldade em emular”.

Para uma prospecção bem feita, o profissional de vendas precisa cativar a pessoa do outro lado e apostar bastante em habilidades sociais. “Por mais que tecnologias como o ChatGPT já sejam capazes de simular uma conversa, as coisas ainda ficam muito artificiais e, por vezes, sem sentido. Como exemplo, podemos citar o caso recente de um assistente virtual que criticou a própria empresa para um potencial cliente, o que arranhou a reputação daquela companhia”.

Outro ponto de preocupação é que as corporações ainda não costumam tomar cuidado com os pontos sensíveis da Inteligência Artificial. Um estudo recente da Information Systems Audit and Control Association (Isaca) mostra que só ⅓ das empresas globais estão de fato abordando de forma eficaz os riscos de segurança, privacidade e éticos envolvendo essa tecnologia.

“É preciso um entendimento melhor sobre essa solução, sabendo suas implicações e limitações éticas. Para termos uma ideia, um estudo Pew Research Center mostra que somente 17% dos adultos nos EUA têm um conhecimento aprofundado nesse tema. Além disso, uma pesquisa da Academia Brasileira de Ciências (ABC) mostra que a utilização de ferramentas como o ChatGPT sem o devido conhecimento pode levar ao consumo de informações imprecisas e incorretas, como o caso do advogado estrangeiro que citou informações totalmente fictícias enquanto defendia seu cliente no tribunal”, alerta Lucas.

O profissional, no entanto, reconhece que a tecnologia pode, sim, auxiliar a jornada dos colaboradores da área de prospecção e vendas, já que é capaz de abreviar tarefas e tornar o dia a dia mais otimizado. “Um estudo da Accenture aponta que a Inteligência Artificial é capaz de aumentar a produtividade em até 40%. Isso porque a solução automatiza processos burocráticos e demorados, permitindo com que os funcionários foquem de fato em sua atividade-fim. No segmento de vendas mesmo, ele pode dar mais ênfase em tarefas mais criativas e sociais”, finaliza.

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