Iniciativa avalia projetos sociais e faz conexão com investidores

Núcleo de Recomendações para Investimentos Sociais pretende facilitar o processo de aprovação e captação de recursos

O Brasil possui 879.326 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), popularmente conhecidas como ONGs, de acordo com o Mapa das Organizações da Sociedade Civil, divulgado em 2023, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Além disso, o estudo “Voluntariado no Brasil 2021”, conduzido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e DataFolha, mostrou que o país conta com 57 milhões de voluntários. Mas essas não são as únicas formas de atuação social. Com diferentes leis de incentivo fomentando a questão, o mercado corporativo também está atento às oportunidades e as empresas estão cada vez mais engajadas em ações de impacto social.

Pensando nisso, a Iandé Negócios, especializada em gestão estratégica, impacto social e mobilização de recursos e parcerias, desenvolveu o Núcleo de Recomendações para Investimentos Sociais. “Mais do que indicações, criamos conexões entre investidores e empreendedores sociais, líderes comunitários, projetos e empresas. Ao inscrever a proposta, além de uma análise qualificada, o interessado receberá um feedback completo e, se positivo, encaminhamento direto aos nossos parceiros. Com essa ponte, encurtamos o processo de captação de recursos que pode ser tão exaustivo para o agente social, unindo corporações que desejam praticar o bem a ideias com potencial transformador”, explica a internacionalista Pollyana de Freitas Andrade Miguel (foto em destaque), cofundadora da empresa e da iniciativa.

Para cadastrar os projetos no núcleo, é preciso verificar, por meio de checklist disponível no site se o plano possui todos os pré-requisitos para a qualificação. Após essa validação, é possível submetê-lo a uma avaliação técnica, entregue pela Iandé Negócios em até 20 dias após a inscrição. “A análise qualitativa, realizada por uma equipe multidisciplinar, aponta quais são os pontos favoráveis e quais elementos devem ser corrigidos para viabilizar a execução do projeto. O objetivo do estudo é facilitar esse processo de aprovação das propostas e captação de recursos”, explica Pollyana.

Vantajoso também para as empresas e investidores, o Núcleo de Recomendações para Investimentos Sociais fornece ainda dados precisos e orientação para instituições privadas. “Além de sugestões assertivas, auxiliamos as organizações parceiras a se posicionarem socialmente, aspecto muito importante para o mercado corporativo atualmente”, completa a especialista.

A iniciativa e a Iandé Negócios trazem em seu background a expertise de sua co-fundadora e idealizadora. Doutoranda em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (UnB), mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (PUC-GO) e especialista em Gestão de Projetos (FGV), a profissional dedicou a sua carreira à transformação social e ocupou importantes cargos de liderança em entidades renomadas, como a ONU, Governo Federal e Sistema S.

“Quando encerrei esse ciclo, decidi empreender com propósito. A Iandé Negócios surgiu dessa perspectiva. Atuamos com o objetivo de aumentar o desempenho estratégico e posicionamento social do terceiro setor, empresas, organizações internacionais, startups de impacto, dentre outros”, conclui.

Sobre a Iandé Negócios
Atua com uma plataforma ampla de gestão estratégica e impacto social, desde o contexto do setor privado e organismos internacionais ao cenário do terceiro setor. Gerando conexões e transformação, opera na mobilização de recursos e parcerias, estruturação da responsabilidade social e do investimento social privado, voluntariado corporativo, gestão de portfólios e avaliação de impacto.

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