Iniciativa é lançada para aumentar a visibilidade da economia de impacto no Brasil

Plataforma Impacto à Vera traz uma série de mini documentários, apresentando histórias reais de empreendedorismo

Criada em parceria com a Aliança pelo impacto, a plataforma Impacto à Vera tem como objetivo criar um espaço dinâmico para dar visibilidade a projetos socioambientais, empreendedores e empresas que combinam propósito com resultados financeiros. A iniciativa busca mudar a percepção do impacto como sinônimo de filantropia, apresentando-o como uma oportunidade de gerar retorno competitivo enquanto resolvem desafios.

“A plataforma Impacto à Vera propõe romper com a visão tradicional de que impacto é efeito colateral ou mitigação de risco, mostrando como ele pode ser uma poderosa alavanca de transformação e geração de valor”, afirma José Mello, idealizador da iniciativa.

A primeira temporada da plataforma traz uma série de mini-documentários, entre 20 e 30 minutos, que destacam histórias reais de empreendimentos como:

  • Sororitê Angel Network: rede de mulheres investidoras-anjo;
  • Mabe Bio: Greentech que produz biomateriais à base de plantas;
  • O Trampo é Seu: plataforma que conecta talentos da periferia com grandes empresas;
  • Saúde Trevo: que facilita o acesso a exames para quem não possui plano de saúde.

“É importante aumentar a visibilidade de quem está gerando impacto e, mais ainda, fortalecer as iniciativas fundadas por mulheres, que são uma força transformadora no setor. Como o Sororitê Ventures e o Sororitê Angel Network têm como ponto essencial investir em empreendedoras, temos projetos de impacto no nosso deal flow. Por isso, a partir dessa nossa experiência, temos observado que as mulheres tendem a empreender com uma missão forte, além do negócio – e isso deve ser anunciado”, diz Jaana Goeggel (foto em destaque), cofundadora do Sororitê Ventures e da Sororitê Angel Network, iniciativas que investem em startups em fase early stage fundadas ou cofundadas por mulheres.

O programa Megafone de Impacto, liderado pela Aliança pelo Impacto, tem como missão tornar-se um canal essencial de comunicação para a economia de impacto no Brasil. A iniciativa contará com duas fases: a Primeira fase (2024–2025) será a construção de uma rede robusta e implementação de estratégias de comunicação eficazes para conectar organizações, investidores e empreendedores do Norte e Nordeste. Já a Segunda fase (a partir de 2025) propõe a consolidação das interações e busca por sustentabilidade financeira, assegurando a continuidade do programa.

“O Megafone de Impacto é a ponte entre as pequenas organizações e a visibilidade que elas precisam para crescer. Ao conectar narrativas locais a uma rede nacional, ajudamos a criar um ecossistema mais forte, colaborativo e representativo”, ressalta Ricardo Ramos, diretor executivo da Aliança pelo Impacto.

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