Inteligência de mercado aprimora o desenvolvimento dos negócios

Especialista e CEO da startup Crawly conta como as empresas usam o serviço para embasar tomadas de decisões

Em um mercado cada vez mais competitivo é essencial para grandes corporações a realização de um estudo aprofundado do setor de atuação. Esse trabalho pode ser feito através da análise de dados que são coletados de forma estratégica e assim se destacar da concorrência. Essa avaliação, através da coleta de dados, é uma das verticais da inteligência de mercado, que avalia tendências, concorrentes, produtos, vendas, marketing, entre outras variantes.

João Drummond, especialista no tema e CEO da startup Crawly, conta que esse serviço  promove relatórios em tempo real com alerta analítico, a partir de métodos que unem dados internos, externos, primários e não estruturados. A startup atua com inteligência de mercado para companhias como Loft, GPA, Creditas, Madeira Madeira, entre outras, Com as informações, coletadas por robôs desenvolvidos pela Crawly, as equipes das empresas reúnem esses dados e depois analisam para obter ideias aperfeiçoando o próprio negócio e gerando mais lucro.

Monitoramento – As corporações investem em inteligência de mercado por diferentes razões.  Pode ser por monitoramento de preços em e-commerces, busca de informações complementares de produtos de fornecedores, estudo de preços e valorização de imóveis visando expansão de negócios, gestão de risco, verificação de documentos de veículos e motoristas antes de liberar fretes, entre outras métricas, que variam de acordo com a necessidade da empresa. “Os dados coletados contribuem para tomadas de decisão que impactam no futuro das corporações. Empresas que se dedicam regularmente à inteligência de mercado possuem uma importante vantagem competitiva. A razão para isso é a riqueza de dados obtidos, que resulta em insights essenciais e decisivos para o negócio”, observa João.

O executivo complementa que a tecnologia da Crawly já realiza bilhões de consultas mensalmente, para grandes clientes, em inúmeras fontes.

Vem crescendo muito o número de empresas que buscam por Inteligência de mercado. Com isso, a Crawly viu seu negócio crescer, mesmo na crise. Desde 2017, ano de lançamento, até hoje, em 2021, a startup cresceu 500%, principalmente nessa área.

“Logo no início da pandemia o mercado desacelerou, mas voltou a crescer já no terceiro trimestre de 2020, acelerando muito mais em 2021. Esse ano estamos com mais procura do que no pré-crise, principalmente nas áreas  de mercado imobiliário, varejo, e-commerce e veículos, este último por empresas como transportadoras, viações, locadoras e seguradoras.”, finaliza João.

Sobre a Crawly: A Crawly foi criada em 2017, na cidade de  Belo Horizonte pelos empreendedores João Drummond e Pedro Naroga,  focada no desenvolvimento de robôs inteligentes para encontrar dados, onde quer que eles estejam disponíveis. O tipo de dado é o cliente quem define, pode ser uma coleta de preços, notícias, processos judiciais ou outros, a partir daí os robôs personalizados entram em ação para buscar e filtrar os dados. Com as informações coletadas, podem ser ainda aplicadas desde análises mais simples até aplicação de modelos de inteligência artificial, e então o cliente recebe o resultado em diversos tipos de formatos.

Facebook
Twitter
LinkedIn