O ano de 2015 não está sendo fácil. Crise econômica, retração de investimentos e o aumento da inadimplência em diversos setores tem assustado empresários do país todo. Diante desse cenário, a Fral Consultoria, empresa que há mais de 15 anos desenvolve projetos de prestação de serviços, consultoria e gerenciamento de obras e sistemas nas áreas de engenharia civil e meio ambiente, está buscando a internacionalização de seus negócios. A estratégia parece uma saída inteligente para o atual momento da economia brasileira.
Contudo, esse movimento não é comum no país. Um estudo realizado pela consultoria Maksen em 2014, mostrou que das 50 maiores empresas do Brasil, apenas 56% delas tem negócios no exterior. Nos Estados Unidos são 90%. Cerca de 70% dos executivos entrevistados disseram que o mercado interno é suficiente para o crescimento da empresa. Outro motivo é a baixa competitividade das empresas brasileiras, além das estruturas de custo muito pesadas.
Contrariando essa tendência, a Fral Consultoria busca se internacionalizar cada vez mais. O foco são os países da América Latina. “A região é carente quando o assunto é gerenciamento de resíduos sólidos e gestão do lixo. Queremos oferecer todo nosso conhecimento e dar atenção às áreas ambientais de países sul-americanos e assim contribuir com o meio ambiente”, afirma o presidente da empresa, o engenheiro Francisco Oliveira.
Para expandir os negócios, a empresa investe em relacionamento com os países vizinhos. A Fral promove e participa de congressos nos principais players da América Latina. Inclusive, já fez trabalhos em países como Guatemala e Costa Rica. “Todo mundo gera resíduos. Logo, qualquer país pode ser cliente da Fral. No entanto, demos preferência por começar o processo de expansão pela América Latina por termos um perfil histórico e cultural mais próximo. O jeito latino é bem diferente do anglo-saxão, por exemplo”, afirma.
A intenção da empresa é intensificar relações e buscar negócios principalmente no México, Colômbia e Chile, porque possuem melhores estruturas. Paralelamente, a empresa irá buscar clientes no Equador, Panamá, Colômbia, Uruguai e Paraguai. “São países com grande deficiência na área ambiental e sanitária, mas que possuem grande potencial e necessidade de investir nessa área”, garante Oliveira. No momento, há duas propostas em andamento no Equador.
Para Oliveira, a estratégia de internacionalização da empresa é uma maneira de diversificar as gerações de renda da Fral. “Com o Brasil em crise econômica e política, imaginamos que o nosso setor seja prejudicado. Resolvemos nos antecipar e começar logo o processo de internacionalização da empresa para ampliar a capilaridade dos nossos projetos”, conclui o empresário.