A designer gráfica Deborah Folloni criou o modelo de negócios – que hoje é a Chiligum – aos 19 anos, enquanto cursava Global Management na Regent’s University, em Londres/ Inglaterra. No início, era a produtora responsável pela criação de centenas de vídeos institucionais para empresas como AMBEV, Tecnisa e Votorantim. Porém, cerca de quatro anos depois, percebeu que havia uma potencial demanda do mercado para agilizar a produção de peças para campanhas publicitárias na internet.
“A internet exigia escalar a produção de vídeos e outras peças de anúncios online como imagens e banners, pois cada mídia tem padrões e formatos específicos. Não havia ninguém no mercado que oferecesse essa solução. Voltei para o Brasil e busquei recursos para desenvolver uma tecnologia própria com essa finalidade. A internet requer agilidade e dinamismo. Já chegamos a produzir mais de 300 mil peças em um único dia”, relata Deborah Folloni, CEO da Chiligum, hoje com 27 anos.
Atualmente a Chiligum conta com aproximadamente 20 clientes ativos, entre eles, alguns dos maiores anunciantes do país como a Magazine Luiza e a Rappi. A operação da plataforma é desenvolvida com base na experiência do usuário, que entra na ferramenta, escolhe um design de vídeo pré-existente e preenche algumas informações, de acordo com o template escolhido. Depois disso, é só aguardar cinco minutos para a mídia em questão ficar pronta e ser enviada para seu e-mail ou compartilhada em alguma rede social.
Para Deborah, uma trigêmea nascida em São Paulo, que iniciou a carreira aos 14 anos produzindo vídeos e aos 18 anos já estava participando de um evento de aceleração de startups, empreender desde cedo permitiu a ela criar uma maior resiliência a situações inesperadas e aprender on the job. “Mesmo tendo começado com pouca experiência, desenvolvi uma habilidade em assumir riscos. É um mercado em que nada é estático, e por isso é imprescindível vivenciar processos de inovação, nos quais nem sempre se acerta logo de cara”, comenta.
Além do perfil inovador, Deborah encarou outro desafio: não ter formação em tecnologia e ser mulher numa área profissional em que a maioria são homens: “No começo, eu tinha dificuldades para delegar tarefas e isso era um entrave para escalonar o negócio. Porém, ao contratar profissionais de tecnologia, uma área que eu não domino, entendi na prática que o sucesso é resultado de boas parcerias e relações de confiança”.
Para Deborah, a automação criativa é a grande tendência do mercado de marketing digital. “Hoje a maioria das intenções de consumo começa na internet e assim os anúncios acompanham o consumidor por indicações de algoritmos. Essa é a dinâmica real. Pode até ser que algumas pessoas prefiram comprar em lojas físicas, mas a pesquisa inicial de opções, modelos e preços acontece online. E os e-commerces precisam de agilidade e eficiência para aproveitar cada oportunidade. O processo de automação criativa é ideal nesse contexto”, conclui.
Sobre a Chiligum Creatives
Fundada em 2015, a Chiligum Creatives é uma solução de automação criativa que automatiza a produção de artes finais, nos mais variados formatos, para tornar os processos de produção publicitária até 20 vezes mais ágeis e eficientes que o trabalho de equipes de criação. A solução é a única do mercado com uma abordagem 360º, dando suporte para diferentes tipos de formatos como vídeo, imagens, banners, OOH, TV e mídia off-line. Nos últimos anos, a adtech foi responsável pela produção de mais de 6,5 milhões de arquivos para clientes como Rappi, iFood e Magazine Luiza.