Empresa teve um ganho de R$ 70,2 milhões no período, um avanço de 37,6%
A Hering fechou o primeiro trimestre com lucro líquido de R$ 70,2 milhões, 37,6% superior ao apurado no mesmo período do ano passado e acima do previsto pelo mercado.
A média de cinco previsões de analistas obtidas pela Reuters apontava lucro de R$ 65,4 milhões para a empresa no período.
Embora tenha antecipado, no início de abril, que as vendas nos três primeiros meses do ano ficariam abaixo do esperado pela própria companhia – impactadas por fatores climáticos e demanda ainda em recuperação -, a varejista viu sua receita líquida crescer 17,6% ao ano, para R$ 326,6 milhões.
O destaque, segundo a empresa, ficou por conta da marca Hering Kids, voltada ao público infantil, cujas vendas saltaram 32,9%, o melhor desempenho entre as marcas no período.
Pelo conceito mesmas lojas, que considera aquelas em operação há pelo menos 12 meses, as vendas da rede aumentaram 4% no trimestre passado.
"Em função do desaquecimento do mercado… fazendo com que nossos clientes permaneçam cautelosos nas suas apostas de compras, o desempenho de vendas da rede no primeiro trimestre permaneceu abaixo das expectativas da companhia", afirmou a varejista no balanço.
"Foi verificado fluxo mais baixo de consumidores nos shoppings e, além disso, março foi caracterizado por dias quentes, diferentemente do mesmo mês do ano anterior, cujas temperaturas mais baixas facilitaram a introdução da coleção de outono/inverno", acrescentou.
A geração de caixa medida pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ficou em R$ 90 milhões entre janeiro e março, alta de 21,1% na comparação anual, com a margem passando de 26,8% para 27,5%.
De janeiro a março, os investimentos somaram R$ 7,4 milhões, sendo a maior parcela destinada às áreas industrial e de infraestrutura tecnológica.
A Cia Hering encerrou março com 535 lojas e reiterou a meta de abrir 75 unidades Hering Store e 20 Hering Kids este ano. Nos 12 meses até março, foram inauguradas 87 lojas.