Vantagens como a comodidade de receber o produto em casa, sem ter que enfrentar shoppings lotados e longas filas em lojas físicas, fazem com que as compras online aumentem a cada ano, e coloquem o Natal entre as datas de maior faturamento para o e-commerce. O especialista em e-commerce, Bruno de Oliveira, destaca que é importante que os varejistas façam o planejamento com antecedência e sigam algumas estratégias para passar a credibilidade necessária para os consumidores, e com isso conseguir incrementar as vendas da sua loja virtual.
Segundo dados do Ebit, o faturamento do Natal em 2016 foi de R$7,7 bi, um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera para este ano um crescimento de 4,3% nas vendas de fim de ano, em relação a 2016. Para a entidade, o Natal de 2017 poderá ser um dos melhores em vendas desde 2014.
Confira as dicas para ter vendas em alta nesse Natal
Planeje o layout da loja
Investir em uma apresentação diferenciada pode ser importante para lembrar os clientes de que a data está se aproximando. “O layout da loja influencia no comportamento do consumidor, por isso, adotar um visual natalino pode melhorar o engajamento do cliente para comprar no seu e-commerce”, ensina Bruno.
Atraia visitantes para sua loja
Links patrocinados no Google, canais no You Tube, anúncios patrocinados, redes sociais ou SEO são algumas das opções que podem aumentar as visitas diárias em seu site. “É necessário atrair tráfego qualificado, com pessoas que realmente possam se interessar pelo seu produto. Através dessas visitas é possível otimizar seu site em navegabilidade e usabilidade e atrair mais clientes”, explica.
Capriche na descrição dos produtos
O especialista destaca que, quanto mais detalhes sobre os produtos ou serviços forem disponibilizados, mais o cliente se sentirá seguro em comprar. “Ofereça descrições bem elaboradas e crie vídeos sobre os artigos que vende. Não há nada melhor para a credibilidade do que o próprio dono do negócio estar à frente dessas criações e aparecer nos vídeos”, sugere o especialista.
Interaja com o consumidor
Envie sugestões de itens para os indecisos, assim como combos que estejam de acordo com o que o visitante procura. Outra dica útil é oferecer embalagens customizadas, seja como papel de presente ou itens personalizados. “É importante facilitar o processo para quem está realizando a compra online e oferecer o máximo de serviços que conseguir para que isso aconteça”, destaca.
Certifique-se da logística e do estoque
Ter estoque disponível dos produtos que estão sendo anunciados garantirá que todas as entregas sejam feitas no prazo combinado. “Faça a programação de suas entregas de forma que sejam cumpridas. Essa é uma das épocas do ano em que as pessoas menos toleram os atrasos no recebimento de itens, porque muitos deles são para presentear familiares e amigos no Natal”, alerta.
Pós venda e políticas de troca e devoluções
Para o especialista, é fundamental ter visíveis na página as informações de políticas de envio, devolução e trocas. “Tudo isso têm que estar muito acessível em sua página, só assim será possível passar a credibilidade desejada pelo cliente”, enfatiza. Além disso, é necessário que o canal de comunicação com o cliente esteja sempre disponível, e tenha um tempo de resposta rápido.